one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Polícia Civil do Rio de Janeiro segue com as investigações.

Imagem:

Compartilhar:

Policiais civis do Rio paralisam as atividades nesta quarta-feira

Criado em 20/05/14 18h11 e atualizado em 20/05/14 18h21
Por Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro

Policiais civis do Rio de Janeiro fazem paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (21). Eles reivindicam a incorporação da gratificação Delegacia Legal aos vencimentos dos policiais ativos, inativos e pensionistas. Segundo o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, as forças de segurança ganharam mais de 120% de aumento nos mais de sete anos de governo do PMDB e concedeu o dobro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA) para policiais militares e civis, além de agentes penitenciários e bombeiros.

Leia mais notícias 

Durante a paralisação dos policiais, as delegacias vão funcionar com 30% do efetivo, como determina a lei de greve, para atender as ocorrências essenciais, que se resumem a registrar os fatos praticados por violência ou grave ameaça. As investigações da Polícia Civil, bem como a tomada de depoimentos de envolvidos em inquérito, serão adiadas.

O governador Luiz Fernando Pezão disse que apesar dos aumentos concedidos à categoria, os salários na área de segurança ainda não estão no nível ideal. Não mencionou que patamar salarial seria apropriado.

"Não sei qual será a adesão. Conversei com [dirigentes do] sindicato e não vejo essa motivação para a greve. Acabamos de dar o dobro do IPCA. Quem dera eu conseguisse fazer isso com todo funcionalismo público. Não é o ideal ainda, mas estamos nos esforçando. Quando entramos [no governo, em 2008, ele como vice do ex-governador Sérgio Cabral Filho], o estado gastava com segurança pública R$ 2,2 bilhões. Hoje gasta mais de R$ 9 bilhões. Agora, para dar mais reajuste tem que ter recurso. Se eu tiver espaço pra dar mais aumento, não deixarei de fazer", disse.

Pezão esclareceu que tem até 3 de julho [prazo limite para concessão de aumentos, devido às eleições majoritárias] para analisar esses números.

"Não vou cometer nenhuma loucura, dando um aumento que não possa pagar depois, e perder todas as conquistas que tivemos. Hoje o funcionalismo trabalha 30 dias e recebe no primeiro dia útil [do mês seguinte] e tem o 13º [salário] em dia. Não vou fazer isso no último ano de governo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Teve uma decisão do Supremo, proibindo essa greve. As reivindicações são justas, de todos os segmentos, mas aqui a gente fez o dever de casa. Claro que se puder dar mais, darei mais. Mas não agora. Acabei de dar um reajuste de 12%", explicou.

Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), a adesão à paralisação é grande, e a categoria está aderindo a um protesto convocado pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), que tem o objetivo de reivindicar as péssimas condições de trabalho e salário das forças policiais do Brasil, englobando as polícias Civil, Militar, Federal e Polícia Rodoviária Federal. O presidente do Sindpol-RJ, Francisco Chao, quer que os compromissos firmados entre o governo e a categoria sejam cumpridos.

"Eu estive hoje de manhã com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, conversei com ele sobre isso, e ele me disse que já alertou o governo que o nosso movimento não é nem oportunista, nem político, e que ele apoia o movimento. A gente espera que o governo tenha bom senso para entender que compromissos firmados devem ser cumpridos, principalmente o compromisso firmado pelo governador Sérgio Cabral [na época], cujo grande avalista é o secretário de Segurança, para acabar com o abismo salarial entre delegados e agentes, que no Rio de Janeiro é o maior do Brasil", disse Chao.

A categoria marcou uma assembleia-geral para as 19h de amanhã (21), no Club Municipal, na Tijuca, para determinar os rumos do movimento.

Em nota, a Polícia Civil informou que considera a paralisação inadequada, já que há uma negociação em andamento com o governo do Estado para tratar de questões salariais. Todas as medidas necessárias visando o bom atendimento à população serão tomadas pela chefia, que acredita no bom senso da categoria para manter o canal de negociação aberto, assegurando a evolução das discussões.

A Polícia Militar não acredita em movimento da tropa para uma paralisação amanhã, e o comandante-geral da PM, coronel José Luis Castro Menezes, disse que não identificou, até o momento, nenhuma real ameaça de greve.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário