one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio entra em estágio de atenção e tem previsão de chuva forte no fim de semana

Criado em 08/03/14 00h35 e atualizado em 08/03/14 00h43
Por Cristina Indio do Brasil Fonte:Agência Brasil

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção, às 19h10 desta sexta-feira (7), devido a áreas de instabilidade que se deslocam da Baía de Guanabara para a zona norte, onde já está chovendo. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa que nas próximas horas pode ter chuva moderada, ocasionalmente forte.

Para o estado do Rio, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira, é céu nublado e períodos encoberto com pancadas de chuva, especialmente nas regiões Médio Paraíba, Centro-Sul, litoral sul e região metropolitana. A temperatura máxima ficou em 34 graus Celsius (ºC) e a mínima em 16 ºC.

O tempo instável vai continuar no fim de semana. Para o sábado, a previsão é temperatura entre 33 ºC e 16 ºC. O céu vai permanecer nublado ou parcialmente nublado, com pancadas de chuva isolada. No domingo, embora, ainda tenha previsão de pancadas de chuva isolada, a temperatura aumenta e a máxima deve atingir 36ºC.

O meteorologista do Climatempo, César Soares, explicou que a instabilidade no clima do Rio ainda é resultado da passagem de uma frente fria, que, apesar de estar se afastando, ainda traz alguma umidade do interior do Brasil para o estado. Por isso, existem as condições de pancadas de chuva sobre o Rio com tendência de permanência do tempo mais instável. “No sábado, a gente tem um céu mais carregado. O sol vai aparecer poucas vezes durante o dia e, se aparecer, vai ser apenas favorável ao aparecimento de novas nuvens carregadas. Pode chover a qualquer momento”, disse.

César Soares informou ainda que no período da tarde de sábado há possibilidade de chuva forte e a temperatura ficará mais amena. A previsão para a capital do Rio é também de grandes volumes de chuva. No domingo, embora continue a expectativa de pancadas de chuva durante a tarde e começo da noite, a temperatura deve melhorar. “Mas o tempo mais abafado favorece a formação de núcleos de tempestade mais fortes. Pode ser que a gente tenha uma chuva mais forte em alguma área do estado. A região serrana é uma região que tem que ser olhada com um cuidado a mais, porque está em uma área propícia à formação de nuvens mais carregadas”, explicou, incluindo a capital do estado como uma região que exige cuidados.

Para o início da semana que vem, a previsão é melhorias no clima do estado com o afastamento da frente fria para o oceano. O meteorologista destacou que a tendência é que esse corredor de umidade, que provocam os ventos que trazem a instabilidade do interior, comece a perder força sobre o estado do Rio. “A segunda-feira ainda terá o céu um pouco carregado de nuvens, mas o sol já aparece com uma frequência maior. A tendência é que o volume de chuva comece a diminuir e na terça-feira o ar seco entra de vez no estado com sol. A temperatura vai subir bastante e se chover será apenas no sul do estado”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário