one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Merenda escolar

Imagem:

Compartilhar:

Ex-prefeita de Jandira é investigada por desviar verbas da merenda escolar

Criado em 25/03/14 13h17 e atualizado em 25/03/14 13h49
Por Pedro Peduzzi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpre  oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, para desarticular uma quadrilha que desviava recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), repassados à prefeitura de Jandira (SP) para a compra de merenda escolar no município. Deflagrada na manhã de hoje (25), a Operação Iraxim envolve 60 policiais. De acordo com a PF, há “indícios do envolvimento” da ex-prefeita Anabel Sabatine (PSDB) e de ex-gestores e empresas que forneciam alimentos à prefeitura durante o mandato dela.

Leia mais no Portal EBC

PF busca empresários e ex-prefeitos suspeitos de desvio de verba

Anabel Sabatine administrou a cidade entre 2010 e 2012, após o então prefeito Bras Paschoalin (PSDB) ter sido assassinado. O crime aconteceu em 2010, em frente a uma rádio local onde Paschoalin ia participar de um programa. Na época, ele era acusado de manter um esquema de pagamento de propina para vereadores de Jandira. O então secretário de Habitação do município, Vanderlei Aquino, foi um dos investigados pelo crime.

Contatado pela Agência Brasil, o secretário de Comunicação de Jandira, Vladimir Soares, informou que a PF foi hoje cedo à prefeitura para acessar alguns documentos. Atualmente, a prefeitura da cidade é administrada por Geraldo Teotônio (PV), que quando vereador fazia “oposição ferrenha” à então prefeita.

“A prefeitura está colaborando no que for necessário para que a operação tenha sucesso”, garantiu o secretário de Comunicação.

Em nota, a PF informa que a dispensa de licitação “era apenas uma estratégia usada para a contratação direcionada de determinadas empresas” e que o superfaturamento de preços em alguns casos chegou a 200%. “Em apenas quatro contratos – que somam R$ 5 milhões – há indícios do desvio de mais de R$ 2,5 milhões”, diz a nota.

Os investigados pela Operação Iraxim responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e fraudes em licitações, cujas penas variam de 2 a 12 anos de prisão.

Editora Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário