one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


SP vai reduzir captação

Imagem:

Compartilhar:

Alckmin anuncia interligação de represas para garantir abastecimento de SP

Criado em 19/03/14 20h48 e atualizado em 19/03/14 20h56
Por Daniel Mello Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou hoje (19) a interligação do Sistema Cantareira com a Bacia do Rio Paraíba do Sul. Pelo projeto, será construído canal entre as represas Atibainha, que faz parte do sistema que abastece a grande São Paulo, e o reservatório Jaguari, um dos afluentes do Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro.

Leia mais notícias:

Sistemas simplificados de abastecimento de água vão beneficiar famílias do Ceará

Governo estuda linha de crédito para projetos de economia de água na indústria

Após o processo de aprovação, que deve durar pelo menos quatro meses, as obras levarão em torno de 14 meses para ficarem prontas. O custo estimado do projeto de transposição é de R$ 500 milhões para fazer um canal de 15 quilômetros, entre os municípios Iguaratá, onde está a represa Jaguari, e Nazaré Paulista, onde fica a represa Atibainha.

Segundo Alckmin, a ideia não é simplesmente retirar água da Bacia do Paraíba do Sul para abastecer o Sistema Cantareira. Será construído um sistema de bombeamento de “mão dupla”, assim, quando um dos reservatórios tiver excedente de água, o volume será enviado para a outra represa. O objetivo é “interligar os sistemas, as bacias hidrográficas e os reservatórios, buscando maior sustentabilidade e segurança hídrica”, ressaltou o governador. Pela proposta, o Sistema Cantareira deve começar a receber águada bacoa hidrográfica quando o nível dos reservatórios estiver abaixo de 35% da capacidade de armazenamento.

A proposta não é, entretanto, uma resposta imediata à crise pela qual passa o Sistema Cantareira. O conjunto de cinco reservatórios, responsável pelo abastecimento de quase 9 milhões de pessoa na região metropolitana de São Paulo, apresenta os piores níveis dos últimos 40 anos. Hoje (19), o nível das represas caiu para 14,7% da capacidade de armazenamento.

“Isso nada tem a ver com o problema de agora”, ressaltou Alckmin sobre a situação do Sistema Cantareira. De acordo com o governador, até o final de junho deverão ser finalizadas as obras que vão permitir o uso do chamado “volume morto”, o nível de água que fica no fundo dos reservatórios e não é alcançado pelo sistema de bombeamento. “Estamos preparados com a reserva técnica de 400 milhões de metros cúbicos (m³). A Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo] já fez todo o trabalho para, se necessário, no inverno, retirar até 196 milhões de m³”.

Para viabilizar o projeto de interligação, o governador esteve ontem (18) com a presidenta Dilma Rousseff. Como se trata de um rio de jurisdição federal, que além de abastecimento também serve a uma hidrelétrica, é necessária a aprovação da Agência Nacional de Águas (Ana) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Alckmin disse ainda que apresentou a proposta aos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Alckmin descartou a possibilidade de a retirada de água do Rio Paraíba do Sul prejudicar o abastecimento no Rio de Janeiro, ou reduzir a qualidade da água. Segundo ele, a Sabesp tem se empenhado para tratar os efluentes lançados do rio. “Nós vamos terminar o ano com os 24 municípios [que ficam ao longo do Paraíba do Sul] operados pela Sabesp, com 100% de esgoto tratado”, disse.  O governador acrescentou que em caso de retirada de água, será mantida vazão mínima capaz de garantir o abastecimento dos municípios atendidos pelo Paraíba do Sul.

A interligação das bacias era um projeto previsto para ser executado em 2020, mas, segundo Alckmin, foi antecipado por causa dos efeitos das mudanças climáticas.

 

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário