one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Madeira para produção de carvão vegetal em carvoaria.

Imagem:

Compartilhar:

Produção de carvão proveniente de florestas plantadas cresce 23,5% em 2012

Criado em 05/12/13 10h38 e atualizado em 05/12/13 10h59
Por Nielmar de Oliveira Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2012 (Pevs) mostra que a produção de carvão da silvicultura subiu 23,5% e a de lenha, 9,7% no ano passado. Dos produtos madeireiros da silvicultura, constantes da pesquisa, apenas a madeira em tora para papel e celulose teve queda na produção (2,6%).

Por outro lado, os dados divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção de carvão e lenha provenientes da extração vegetal continua em baixa – carvão vegetal (-14,2%), lenha (-8,7%) e nó-de-pinho (-2,8%). Entre os produtos madeireiros do extrativismo vegetal com alta na produção, aparecem apenas a madeira em tora (5,2%) e o número de árvores abatidas do pinheiro brasileiro nativo (14,6%).

Leia mais:

Seis produtos concentram mais de 90% do valor da produção extrativa não madeireira

Aumenta participação de áreas plantadas na produção primária florestal

As incertezas na demanda industrial, a disponibilidade de mão de obra para a coleta de determinados produtos e a atuação de órgãos fiscalizadores – que liberam áreas para agricultura, aplicam multas e fecham serrarias e carvoarias – explicam em grande parte a queda na produção extrativista, segundo o IBGE.

O levantamento aponta a Região Sudeste como responsável por 87,3% de toda a produção de carvão vegetal, 40,8% da madeira em tora para papel e celulose, 25,8% da lenha e por 34,6% da madeira em tora para outras finalidades produzidas no Brasil em 2012. A Região Sul respondeu por 64,8% da lenha, 30% da madeira em tora para papel e celulose e 58,8% da madeira para outras finalidades.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário