one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carlos Minc, secretário do ambiente do Rio de Janeiro (RJ).

Imagem:

Compartilhar:

Minc vistoria obras de prevenção de enchentes em Nova Friburgo

Criado em 17/12/13 18h09 e atualizado em 17/12/13 21h28
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Rio de Janeiro – O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, visitou na manhã de hoje (17) o município de Nova Friburgo, na região serrana, para fiscalizar o andamento das obras de prevenção de enchentes. Entre as medidas, está a canalização do Rio Bengalas, que corta o centro da cidade e costuma transbordar em caso de chuva forte. Minc também mostrou o projeto do parque fluvial, que inclui a recuperação dos rios atingidos nas chuvas de 2011 e mapas de intervenções para a recuperação do Córrego Dantas.

Leia mais notícias

Além de vistoriar as obras, o secretário apresentou os Planos de Ação Comunitários de Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres, que em parceria com a Defesa Civil e entidades comunitárias, visa a orientar moradores sobre como agir em situações emergenciais em que há necessidade de desocupar as casas.

Foram divulgados mapas com rotas de fuga e pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir para se protegerem de enchentes e desabamentos, além de um kit preventivo de desocupação emergencial, que vem sendo distribuído pela Defesa Civil e pela secretaria  em Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

"Esse plano de emergência foi feito com a própria comunidade e com a Defesa Civil. Ele orienta o que as pessoas podem e devem fazer em caso de chuvarada muito forte. É uma experiência inovadora que junta educação ambiental, o Inea [Instituto Estadual do Ambiente], a Defesa Civil e os líderes comunitários. Os voluntários, por conhecerem a região, sabem onde tem uma pessoa com deficiência ou uma grávida, por exemplo, isso pode nos beneficiar. Temos que combinar a recuperação dos rios com a questão das encostas e com planos comunitários, pelos quais as pessoas sabem exatamente como proceder e quais são os lugares seguros", disse.

Os kits preventivos têm ímãs de geladeira com orientações para desocupação imediata, capas de chuva e uma pasta plástica com vedação impermeável para as pessoas guardarem documentos e remédios em situações que demandem a saída de casa.

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário