one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ocupação continua no antigo Museu do Índio

Imagem:

Compartilhar:

Região Norte concentra 66% da população parda, aponta IBGE

Criado em 06/11/13 14h58 e atualizado em 06/11/13 15h13
Por Yara Aquino e Heloisa Cristaldo Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou hoje (6) o Mapa da Distribuição Espacial da População segundo cor ou raça – Pretos e Pardos, para contribuir com a elaboração de políticas públicas a esse segmento da população. A novidade em relação aos dados anteriores sobre o tema é que o mapa traz o detalhamento da distribuição de pretos e pardos dentro dos municípios.

“A vida do cidadão acontece no município, então as principais políticas precisam ser pensadas de acordo com a distribuição da população neles. Podemos assim verificar se há coincidência entre o fator racial e uma solução ou um problema para a sociedade, temos condição de fazer análise sobre segregação socioespacial, áreas de vulnerabilidade, nível de emprego, distribuição da violência urbana”, explicou o assessor técnico da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Artur Sinimbu.

De acordo com o mapa do IBGE, em termos relativos, Serrano do Maranhão é o município com maior número de pretos e pardos, seguido do município baiano de Terra Nova. Em termos absolutos, São Paulo lidera a lista seguido pelo Rio de Janeiro. “O mapa também oferece dados de acesso à educação, saneamento básico e trabalho. Dessa forma, os dados sobre informações socioeconômicas podem ser vistas conjuntamente com essa distribuição espacial”, informou o geógrafo do IBGE, José Antônio Sena.

O mapa usa dados do Censo 2010 e mostra que 43,1% da população brasileira se declarou parda. O maior percentual desse contingente estava na Região Norte (66,9%) e na outra ponta está a Região Sul (16,5%). Os dados revelam ainda que, 7,6% dos entrevistados se declararam pretos e o maior percentual estava no Nordeste (9,5%). A Região Sul registrou o menor percentual (4,1%).

O mapa é uma parceria entre o IBGE e a Seppir. O lançamento foi feito na 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário