one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bala perdida

Imagem:

Compartilhar:

Polícia identifica criminoso responsável por tentativa de resgate de presos do Fórum de Bangu

Criado em 01/11/13 22h01 e atualizado em 01/11/13 22h31
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Rio de Janeiro - A Divisão de Homicídios da Polícia Civil identificou o traficante Leandro Nunes Botelho, conhecido como Scooby Doo, como o responsável pela tentativa de resgate de dois presos do Fórum de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde de ontem (31), que terminou com a morte de uma criança e de um policial militar. A polícia fez a perícia no local e agora analisa câmeras de segurança e faz operação nas favelas da região. Duas escolas municipais na região ficaram fechadas hoje (1º) devido à violência no local.

A Polícia Civil apontou Scooby Doo como líder do grupo de pelo menos cinco homens armados que participaram da tentativa de resgate. Scooby Doo é foragido da Justiça. Alexandre de Melo, conhecido como Piolho, e Vanderlan Ramos da Silva, com apelido de Chocolate, que prestavam depoimento, não foram resgatados pelo grupo de criminosos.

Leia Também:

PM morto em invasão do Fórum de Bangu é sepultado no Rio

Moradores de Bangu querem segurança "igual à da zona sul"

Seis suspeitos de participar do tiroteio em Bangu são ouvidos pela polícia

O delegado da Divisão de Homicídios, Rivaldo Barbosa, responsável pelas investigações, disse que ninguém foi preso até o momento. "Nós identificamos um suspeito e a perícia no local foi feita. Agora estão sendo feitas as análises das imagens de câmeras de segurança para identificar os demais para formalizar o que apuramos. A polícia está fazendo uma operação em todas as favelas de facção criminosa da região", disse o delegado em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com a Polícia Civil, até o momento 12 pessoas foram ouvidas e as equipes da Divisão de Homicídios continuam fazendo ações na região, na tentativa de identificar e prender os envolvidos no tiroteio. Ainda segundo a Polícia Civil, por enquanto mais detalhes não serão divulgados para não atrapalhar o andamento das investigações.

O secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, pediu ontem (31) a transferência de Alexandre de Melo e Vanderlan Ramos da Silva, para presídios federais, considerando a audácia da tentativa de resgate e as consequências que a ação provocou. A secretaria informou hoje que o pedido foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) e a resposta deve sair até segunda-feira (4).

Beltrame disse que a Polícia Militar não tem conhecimento quando os presos vão prestar depoimento e quem deve fazer a segurança no local é o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

"É um fato bárbaro. É um acinte sem dúvida nenhuma, a ponto de eu pedir imediatamente que essas pessoas sejam removidas para presídios federais. Nesse momento estamos na Vila Vintém e já tem sete presos. Eu acho a segurança do TJ [Tribunal de Justiça] pode se manifestar ou fazer qualquer tipo de correção e a nós, obviamente, principalmente a Polícia Judiciária, cabe buscar a prisão dessas pessoas", disse Beltrame. 

A direção do Hospital Estadual Albert Schweitzer informou que o estado de saúde dos pacientes que deram entrada na unidade, vítimas de perfuração por arma de fogo ontem em Bangu, é estável. O homem de 41 anos está internado em leito de unidade de terapia intensiva (UTI) e a mulher de 60 anos está na enfermaria do hospital.

O Fórum Regional de Bangu ficou fechado nesta sexta-feira para viabilizar a perícia técnica e todos os prazos dos processos em tramitação foram suspensos.

A Secretaria Municipal de Educação esclareceu, em nota, que nesta sexta-feira duas unidades escolares que atendem a 570 alunos estão sem atendimento na região de Bangu devido à violência no entorno, mas disse que o conteúdo perdido será reposto. A Secretaria Estadual de Educação informou que todas as escolas estão funcionando normalmente na região.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro disse que lamenta as mortes do menino Kayo da Silva Costa e do 3º sargento da Polícia Militar Alexandre Rodrigues de Oliveira, assassinados no incidente, e se solidariza com as famílias das vítimas, além de colocar-se à disposição para prestar todo o atendimento e suporte necessários. O tribunal informou que em relação à segurança do Fórum de Bangu, foi adotado, no local, um esquema adequado para as audiências que estavam ocorrendo no dia do incidente e que o caso foge da rotina das milhares de audiências ocorridas diariamente em todas as comarcas do estado.

O tribunal disse ainda que cabe à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) avaliar e comunicar às comarcas em que serão feitas audiências criminais sobre a periculosidade dos réus e depoentes que são arrolados para depoimento. Segundo o TJ, no caso da última quinta-feira (31), a operação de segurança foi montada de acordo com os informes passados pela Seap.

Sobre o sistema eletrônico audiovisual de depoimentos (interrogatórios por videoconferência), o TJ informou que, no caso depoentes custodiados em presídios federais fora do estado, são organizadas e operacionalizadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, e as casas de custódia são responsáveis por conceder e manter o aparato tecnológico necessário para esse tipo de audiência. O tribunal informou que ainda espera a infraestrutura necessária para a utilização das videoconferências nos presídios estaduais.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário