one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


De acordo com o Anuário das Mulheres Brasileiras 2011,  quase 50% das chefes de família são também as únicas responsáveis pela sobrevivência do núcleo familiar

Imagem:

Compartilhar:

Cai diferença entre negros e não negros no mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo

Criado em 05/11/13 17h42 e atualizado em 05/11/13 18h16
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Mulheres negras
A formalização, ou seja, o trabalho com carteira assinada, ocorreu de forma mais forte para os negros (Agência Brasil )

São Paulo – As diferenças no mercado de trabalho entre negros e não negros na região metropolitana de São Paulo diminuíram nos últimos anos. Segundo levantamento feito pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a diferença na taxa de desemprego de negros (segmento composto por pessoas pretas e pardas) e de não negros (composto por brancos e amarelos) caiu 2,4 pontos percentuais em 2012, a menor na série histórica da pesquisa, que teve início em 1985. A taxa de desemprego dos negros no ano passado chegou a 12,4% e, a de não negros, a 10%. Isso se deveu, segundo o levantamento, principalmente ao crescimento econômico brasileiro da última década.

Leia também

Saiba quais cidades vão ter feriado no Dia da Consciência Negra em 2013

Extermínio de jovens negros preocupa autoridades brasileiras

Ex-bolsistas defendem cotas para negros na carreira diplomática brasileira

A formalização, ou seja, o trabalho com carteira assinada, ocorreu de forma mais forte para os negros. Entre 2003 e 2012, a proporção aumentou 13,4 pontos percentuais para negros e 11,3 para não negros.

No entanto, apesar da redução das desigualdades nos últimos anos, ainda existem diferenças significativas nas condições de trabalho entre negros e não negros. Os rendimentos médios por hora, por exemplo, ainda são bastante desiguais, apesar do avanço apresentado: em 2003 os rendimentos dos negros representavam 51,8% dos não negros, passando para 63,2% no ano passado.

A proporção de negros ainda é maior que a de não negros em setores como o da construção civil e o de serviços domésticos, aqueles, segundo a Fundação Seade e o Dieese, "em que predominam postos de trabalho com menores exigências de qualificação profissional, remunerações mais baixas e relações de trabalho mais precárias, sendo, por consequência, menos valorizados socialmente". Mas, de acordo com o levantamento, as recentes mudanças na legislação trabalhista para empregados domésticos e nas condições de trabalho na construção civil têm atenuado algumas das distorções.

Para a Fundação Seade e o Dieese, o levantamento aponta que as desigualdades no mercado de trabalho entre negros e não negros ainda persistem, apesar das diferenças terem diminuído nos últimos anos. “O crescimento econômico por si só não é capaz de garantir igualdade de oportunidades em um horizonte razoável de tempo para as atuais e futuras gerações de trabalhadores, enquanto não se atenuarem as discrepâncias socioeconômicas e, mais especificamente, do nível de escolaridade, importante elemento na melhoria de acesso e trajetória dos indivíduos no mercado de trabalho e das suas possibilidades de ascensão social e econômica”, diz o estudo.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário