one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


mulher com medo, violência sexual, mulher, vítima de violência

Imagem:

Compartilhar:

Brasília sedia seminário de projeto para jovens vítimas de abusos

Criado em 31/10/13 14h05 e atualizado em 31/10/13 14h36
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

Abertura do 4º Seminário Nacional ViraVida
Brasília - Abertura do 4º Seminário Nacional ViraVida, cerca de 500 jovens vítimas de violência e abuso sexual, participantes do projeto socioeducativo do Conselho Nacional do SESI, fazem um mosaico humano no gramado do Estádio Nacional Mané Garrincha para marcar o início do evento (Antonio Cruz/ABr)

Brasília - O Estádio Nacional Mané Garrincha sediou, hoje (31), a abertura do 4° Seminário Nacional ViraVida. Pela manhã, foi apresentado um mosaico humano no gramado do estádio – uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014 - para marcar o início do evento. O espetáculo foi apresentado para mais de 3 mil alunos de escolas públicas do Distrito Federal (DF) e representantes de instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. A iniciativa faz parte do Projeto ViraVida, criado em 2008, pelo Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), que atende jovens com idade entre 16 a 21 anos.

Leia outras notícias de cidadania

Segundo o presidente do conselho, Jair Meneguelli, o projeto “resgata a dignidade, devolve a autoestima, transforma as pessoas, prepara o cidadão para viver do seu trabalho e não da venda do seu corpo”. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 19 estados, abrangendo 23 cidades. A expectativa de Meneguelli é que o ViraVida seja implantado em todo o Brasil e se transforme em uma política pública.

O projeto é destinado a jovens e adolescentes vítimas de violência sexual. São moças e rapazes de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros, submetidos a algum tipo de violência física ou psicológica, gravidez precoce e dependência alcoólica.

João Pedro* participa do programa há um ano e disse que está “muito feliz” em participar da apresentação. “Foi uma conquista muito grande, nós batalhamos muito e hoje estamos aqui para mostrar para todos o nosso fruto, o que tanto ensaiamos, o que aprendemos e que o ViraVida do DF tem de melhor”, destacou.

O ViraVida objetiva promover a capacitação profissional desses jovens oferecendo cursos ministrados após o horário escolar do jovem. O projeto oferece cursos de moda, de imagem pessoal, de turismo e de hospitalidade, de gastronomia, de comunicação digital e de administração. Meneguelli explicou que o projeto oferece, também, tratamento médico e odontológico, orientação jurídica e orientação psicossocial-extensivo às famílias dos jovens.

* Nome fictício.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário