one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Viagem de avião

Imagem:

Compartilhar:

Governo relança em setembro Programa Viaja Mais Melhor Idade

Criado em 14/08/13 11h35 e atualizado em 14/08/13 12h06
Por Thais Leitão Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – Para incentivar os brasileiros a viajar mais pelo país, será relançado em setembro o Programa Viaja Mais Melhor Idade, durante o congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), em São Paulo. De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a nova versão da iniciativa, voltada às pessoas com mais de 60 anos, trará “prazos e condições de financiamento mais favoráveis”.

Mesmo ressaltando que alguns detalhes do programa ainda estão sendo acertados pela pasta, Vieira enfatizou que o acesso ao crédito se dará por meio de um cartão - em moldes semelhantes ao que ocorre com financiamentos para a compra de material de construção - operacionalizado por instituições públicas como o Banco do Brasil e a Caixa. O programa prevê prazo de até 48 vezes para pagamento dos pacotes de viagem, que poderão incluir passagens, traslado, estadias em hotel e entradas em parques.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

“As pessoas vão usar um sistema bem simplificado, que os bancos já usam para a compra de material de construção, por exemplo. Com um cartão, sem burocracia, a pessoa poderá fazer seu roteiro e acessar automaticamente os recursos”, disse Vieira, ao participar hoje (14) do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.  

Ele ressaltou que aproximadamente 20 milhões de brasileiros estão nessa faixa etária (acima dos 60 anos), com tempo e renda disponíveis para viajar pelo país. O ministro informou que, embora o foco do programa seja movimentar o mercado turístico na baixa estação, será possível encontrar descontos e vantagens exclusivos para uso durante a Copa do Mundo no ano que vem. “A baixa temporada é o foco, mas o financiamento se dá a qualquer momento. Quem fizer um planejamento e procurar com antecedência, certamente vai encontrar essas vantagens”, disse.

Gastão Vieira destacou que melhorias em mobilidade urbana, serviços de comunicação e sinalização turística, apontada como um importante gargalo em diversos levantamentos da pasta, são as principais áreas que estão sendo “atacadas” pelo governo, nesta etapa preparatória à Copa do Mundo. Ele lembrou que a pasta liberou R$ 19 milhões para a sinalização de cerca de 30 cidades históricas, de modo a melhorar a localização dos visitantes atraídos pelo evento esportivo.

Acrescentou que estão sendo investidos  R$ 650 milhões, por meio do  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Turismo, para a construção e reforma dos centros de eventos em todas as regiões do Brasil. O objetivo é fomentar o turismo de negócios, considerado uma das modalidades que mais movimentam a economia. “Sediar grandes eventos é sempre um desafio, mas o governo está tranquilo, vamos alcançar nossos objetivos antes do apito do primeiro jogo”, disse.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O ministro também comentou o fato de os brasileiros gastarem em viagens ao exterior, em média, três vezes mais do que os turistas estrangeiros que vêm ao país. Segundo ele, além de o Brasil não ser considerado um “paraíso do consumo”, o “preço de fazer turismo no país é um gargalo que precisa ser enfrentado”. Vieira ressaltou que o governo “agiu e sempre agirá na forma que a lei permite” quando forem detectados abusos nas cobranças de diárias e refeições, por exemplo, mas que tem optado pelo diálogo com o setor. Para ele, não adianta os empresários quererem recuperar os investimentos feitos em razão dos eventos esportivos “da noite para o dia”.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário