one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plano Brasil maior aposta na inovação industrial

Imagem:

Compartilhar:

Bate-papo virtual debate a terceirização nas empresas

Criado em 06/08/13 15h59 e atualizado em 07/08/13 16h37
Por Do Portal da Indústria

Operário trabalha na máquina de costura
Conversa promovida pela CNI reunirá representantes da academia, da Câmara dos Deputados, dos empresários e dos trabalhadores (Foto: Governo De Sergipe/Creative Commons)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove na próxima quarta-feira (7), a partir das 15h, mais um debate virtual Rumos da Indústria. A segunda edição do bate-papo temático terá como tema a terceirização. O debate reunirá o professor José Pastore, da Universidade de São Paulo (USP); o deputado federal Laércio Oliveira (PR-SE), membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados; o empresário Adauto Duarte, presidente da Comissão de Relações do Trabalho da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); e Ericson Crivelli, consultor jurídico da Central Única dos Trabalhadores (CUT).



Os internautas poderão interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais. Basta utilizar a hashtag #RumosdaIndústria ou deixar mensagens nos perfis da CNI no Twitter, Facebook, Google+ ou YouTube. O Portal EBC também transmite o bate-papo a partir das 15h.

O debate ocorre na semana que antecede a votação do Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a terceirização. O projeto, que tramita há nove anos na Câmara dos Deputados e que está previsto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no dia 13, estabelece, em resumo, que a terceirização é permitida em qualquer atividade das empresas, seja atividade-meio ou atividade-fim. Entenda o que diz o texto.

A Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) proíbe a terceirização na atividade-fim sem definir o que é fim ou meio. O projeto determina que a responsabilidade da empresa contratante é em regra subsidiária (em que é acionada na Justiça do Trabalho somente quando a contratada não cumpre as obrigações trabalhistas) e também solidária (em que é acionada diretamente pelo trabalhador terceirizado quando não fiscaliza o cumprimento das obrigações trabalhistas da contratada).

A CNI e outras cinco confederações – CNC (comércio e serviços), CNA (agricultura), CNT (transporte), Consif (instituições financeiras) e CNS (saúde) – apoiam e estão mobilizadas pela aprovação do PL. Para a CNI, a definição de normas claras na contratação de trabalho terceirizado é essencial no processo de modernização das leis trabalhistas e para a melhora do ambiente de negócios no Brasil. A proposta cria uma proteção aos direitos do trabalhador e garante, ainda, segurança jurídica.

O bate-papo #RumosdaIndústria será realizado via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Além de assistir e interagir, os internautas também poderão transmitir as imagens em seus sites ou blogs (o código do player será publicado minutos antes). O evento será transmitido ao vivo aqui pelo Portal da Indústria.

Conheça os convidados:

José Pastore - Sociólogo, especialista em relações do trabalho e desenvolvimento institucional, é professor aposentado da Faculdade de Economia e Administração e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da Universidade de São Paulo (USP). Articulista do jornal O Estado de S. Paulo, Pastore é autor de mais de 35 livros nas áreas de Relações do Trabalho e Recursos Humanos e de mais de 200 artigos técnicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Laércio Oliveira - Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, Laércio Oliveira é deputado federal pelo Partido da República-PR de Sergipe. Idealizador e coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços, é membro titular das Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania, de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também é vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental.

Adauto Duarte - É diretor de Relações Industriais da Fiat Chrysler para América Latina e diretor-presidente da Fundação Fiat. Advogado com pós-graduação em desenvolvimento gerencial pelo IEC/PUC-MG, Adauto Duarte também é presidente da Comissão de Relações de Trabalho da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), diretor sindical da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e conselheiro em Relações de Trabalho da CNI.

Ericson Crivelli - Consultor jurídico da CUT Nacional, Ericson Crivelli é sócio da Crivelli Advogados Associados com atuação na área de Direito do Trabalho e Direito Internacional do Trabalho. É consultor jurídico do escritório da OIT no Brasil desde 2003; consultor jurídico da representação dos trabalhadores na Comissão Sociolaboral do Mercosul (CSL) e do Subgrupo de Trabalho Nº 10.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário