one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dedos queimados e calos são cicatrizes comuns deixadas pelo crack nas mãos de quem fuma

Imagem:

Compartilhar:

Nações Unidas vão expandir atuação contra drogas e crime no Brasil

Criado em 08/05/13 18h52 e atualizado em 08/05/13 19h04
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Usuário de crack mostra as pedras com mão queimada pelo uso da droga
Nações Unidas vão expandir atuação contra drogas e crime no Brasil (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (na sigla em inglês, Unodc) irá ampliar sua atuação em parceria com o governo brasileiro. O escritório firmou parceria com o Ministério da Justiça e pretende trabalhar de forma mais estreita com o Brasil de agora em diante. A estratégia foi anunciada na apresentação do novo escritório da entidade em Brasília. O representante do Unodc no Brasil, Rafael Franzini, celebrou o estreitamento de relações com o Brasil e a consequente expansão de sua atuação no país.

“Nós temos um escritório aqui no Brasil, um escritório regional. Era um escritório que cumpria uma função importante, mas não todas que o governo brasileiro queria. Estamos passando para um nível acima. Acreditamos que com uma parceria com o governo brasileiro teremos um melhor escritório. Vamos começar a desenvolver um plano de trabalho em conjunto com o governo. Então, pensamos que não vai ser um plano apenas para o Brasil, mas também para os países vizinhos. É como um escalão mais alto, é o que estamos procurando”, explicou.

O diretor executivo do Unodc, o russo Yury Fedotov, esteve presente na inauguração do escritório e reiterou a importância do trabalho do escritório brasileiro. “Lembrem-se que vocês têm uma responsabilidade muito grande. Não somente em relação aos nossos parceiros vizinho, porque agora esses países esperam que vocês entreguem algo e vocês têm que entregar”, disse Fedotov aos funcionários do escritório. “Mas vocês também vão trabalhar de forma próxima a outras capitais como Pequim, Moscou, Nova Déli, porque também estamos discutindo com elas a criação de um escritório como esse nessas cidades. E quanto mais bem sucedidos vocês forem como pioneiros, maiores serão as chances de abrir escritórios nessas cidades”.

O secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano, inaugurou o novo espaço da entidade junto com Fedotov. Maximiano demonstrou otimismo com a parceria entre ONU e governo brasileiro. “O escritório da Unodc vai contribuir para estreitar esse diálogo, contribuir conosco nas pesquisas, no trabalho de prevenção e na formulação de políticas que ultrapassam as fronteiras do país. A parceria é muito bem vinda”.

O secretário ressaltou a importância de combater o tráfico de drogas nas duas pontas do problema - traficantes e consumidores. “O Ministério da Justiça tem trabalhado para reduzir a entrada de drogas nas fronteiras brasileiras em uma ação policial bastante firme. Mas, por outro lado, [é preciso] ter um olhar atento para o consumidor de drogas, para que essa pessoa seja tratada com equipamentos de saúde e com atenção social, [em uma ação] que envolva um conjunto de órgãos públicos, para que alcancemos a redução da demanda e, com isso, possamos diminuir o tráfico”.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário