one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A restituição ficará disponível no banco durante um ano

Imagem:

Compartilhar:

Receita espera receber 3,5 milhões de declarações no último dia de entrega

Criado em 30/04/13 20h08 e atualizado em 03/01/15 11h46
Por Wellton Máximo Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Receita Federal espera receber 3,5 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física no último dia de entrega. O número superará o recorde de envios registrado até ontem (30), quando o Fisco recebeu 2,9 milhões de formulários.

O prazo de entrega acaba às 23h59min59s de hoje (30). Até as 18h, segundo os dados mais recentes, 25.074.444 contribuintes haviam prestado contas ao Fisco, de um total de 26 milhões de declarações esperadas para este ano.

Tire suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2013 

De acordo com o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a estimativa inicial de número de envios será alcançada. “Chegou a haver preocupação porque, até sexta-feira (26), os números indicavam menos de 19 milhões de declarações enviadas, mas os dados das últimas horas mostram que o número chegará perto ou passará dos 26 milhões de contribuintes”, disse.

Segundo o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, os sistemas de informática encarregados de receberem as declarações, em nenhum momento, chegaram a ficar sobrecarregados. O tráfego médio ficou em torno de 41% da capacidade de processamento ao longo de todo o procedimento de entrega. Nos momentos de pico, a ocupação chegou a 55%.

Mazoni disse ainda que eventuais dificuldades que os contribuintes enfrentaram para baixar programas ou transmitir as declarações não decorreram de instabilidades no sistema do Serpro. “Em nenhum momento, houve travamento do ambiente de processamento. O que pode ter acontecido com alguns contribuintes é eles estarem navegando em uma rede ou em um provedor que está congestionado”, explicou.

De acordo com o presidente do Serpro, o tempo médio de transmissão das declarações ficou em torno de 2,5 segundos. “Se tivesse degradação [do sistema], o máximo que poderia acontecer seria o tempo subir para três segundos, mas jamais comprometer o envio da declaração”, disse.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário