one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Resex Terra Grande-Pracuúba, no Pará.

Imagem:

Compartilhar:

Maria do Rosário cobra punição para acusados de matar casal de extrativistas no Pará

Criado em 04/04/13 14h03 e atualizado em 04/04/13 15h53
Por Yara Aquino Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Resex Terra Grande-Pracuúba, no Pará
Resex Terra Grande-Pracuúba, no Pará. (www.icmbio.gov.br)

Brasília – A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse hoje (4) que espera “punição firme e efetiva” para os três acusados de assassinar o casal de trabalhadores rurais José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, caso a culpa seja comprovada no julgamento iniciado no último dia 3.

O casal foi morto a tiros em maio de 2011 em um assentamento em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. Os dois denunciavam a extração ilegal de madeira na região em que viviam e vinham recebendo ameaças de morte constantes.

“Minha expectativa é uma responsabilização firme, efetiva do envolvidos, mas que não pare por aí, porque talvez outros envolvidos não tenham sido identificados ainda, na cadeia de comando da morte de José Cláudio e Maria. Trata-se de um crime com agravantes os mais variados. Acreditamos que o crime de extermínio deve receber uma penalidade grave e muito firme”, disse.

LEIA TAMBÉM:
- Fiscais bloqueiam três madeireiras e interditam uma no Rio

A ministra ressaltou que é importante evitar a impunidade de mandantes de crime no campo como esse. “O Brasil precisa é que não exista a impunidade de ninguém nessas cadeias de comando”.

O julgamento do crime começou ontem (3) no Fórum de Marabá (PA), a cerca de 600 quilômetros da capital paraense, Belém. No total, 27 testemunhas prestarão depoimento no Tribunal do Júri. Parentes do casal já foram ouvidos no julgamento e reafirmaram que os dois recebiam ameaças constantes de morte por denunciar a extração ilegal de madeira na região.

Apontado como mandante do crime, José Rodrigues Moreira está sendo julgado por homicídio duplamente qualificado. Ele diz ser o dono das terras onde o assentamento Ipixuna foi montado. O irmão de Moreira, Lindonjonson Silva Rocha, e Alberto Lopes do Nascimento, respondem como executores. Segundo o Ministério Público estadual, o objetivo era retirar os assentados da terra comprada por José Rodrigues.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário