one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Lideranças indígenas participam de encontro na Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas

Imagem:

Compartilhar:

Índios protestam contra PEC 215; presidente da Câmara promete acordo respeitoso

Criado em 16/04/13 15h30 e atualizado em 16/04/13 16h18
Por Alex Rodrigues Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Protesto Indígena
Lideranças indígenas participam de encontro na Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas (Wilson Dias/ABr)

Brasília - Após grupos de índios que lotam o Plenário 1 da Câmara dos Deputados ameaçarem não deixar o local até que seja revogada a decisão de instalar uma comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu pedir aos líderes dos partidos que não indiquem os representantes para a comissão.

"Temos o dever regimental de instalar as comissões especiais para apreciar todas as PECs que chegam a esta Casa. Eu não sou ditador, sou presidente desta Casa, a quem cabe observar e fazer cumprir o regimento. O que posso fazer é pedir aos líderes que não designem seus representantes enquanto não construirmos um acordo respeitoso que garanta que todas as teses possam ser debatidas", disse, pouco antes de deixar o plenário para a reunião de líderes. O presidente e os índios participaram de audiência pública promovida pela Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

Confira as imagens do protesto:

Na última quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma comissão especial para avaliar a PEC 215/2000, que trata do assunto. A proposta transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a palavra final para os processos de demarcação, titulação e homologação de terras indígenas e quilombolas. É uma das iniciativas dos Poderes Executivo e Legislativo criticadas pelo movimento indigenista.

Leia mais:

Líderes se reúnem em Brasília para discutir projetos contrários a interesses indígenas

Índios da Raposa Serra do Sol entregam carta de reivindicações para o governo

A medida foi criticada também pelo líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE). "Essa PEC representa um enorme retrocesso contra os direitos dos povos indígenas e quilombolas, além de risco ao meio ambiente. Somos contrários à essa matéria, que não pode ir ao plenário da Câmara", disse o deputado em informativo da bancada dos deputados federais petistas, divulgado hoje (16).

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário