one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manoel Dias

Imagem:

Compartilhar:

Comissão para regulamentar PEC das Domésticas será criada até o fim desta semana, diz ministro

Criado em 02/04/13 19h44 e atualizado em 02/04/13 20h08
Por Mariana Jungmann Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Manoel Dias
Manoel Dias (José Cruz/ABr)

Brasília - A criação da comissão do governo federal que irá formular a proposta de regulamentação da emenda constitucional que ampliou os direitos dos trabalhadores domésticos deverá ser publicada no Diário Oficial da União, até quinta-feira (4). De acordo com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a comissão será formada por técnicos de sua pasta e de outros ministérios. Ela deverá entregar a proposta em três meses.

O ministro disse que a presidenta Dilma Rousseff pediu rapidez na regulamentação dos direitos que começam a valer a partir de amanhã, com a publicação da promulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC). “Vários de seus artigos [da PEC] entram em vigor imediatamente, por exemplo a questão da jornada de oito horas e tantos outros. Uns ainda precisam de regulamentação do Ministério do Trabalho e do Ministério da Previdência Social. Nós vamos fazer em conjunto esse trabalho, junto com outros setores do governo, afim de que a gente possa, nesse prazo, tentar oferecer uma regulamentação”, disse o ministro.

LEIA TAMBÉM:
- PEC das Domésticas pode ser questionada no STF
- Parlamentares pensam na criação de um "Supersimples" para domésticas

Manoel Dias compareceu ao Senado para a cerimônia de promulgação da PEC. Assim como ele, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também compareceu e confirmou que a regulamentação deve ser ágil. No entanto, Ideli evitou admitir que o governo vá concordar com a unificação dos encargos para os empregadores. “Isso nós temos que ver porque tem implicação em termos de receita”, disse a ministra.

Ouça na Rádio UFMG Educativa:
- Relação entre patroa e doméstica ainda mostra caráter escravocrata

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Mais cedo, parlamentares que compõem a comissão mista criada para discutir a regulamentação no Congresso levantaram a hipótese de criar um modelo semelhante ao Supersimples para facilitar o pagamento dos encargos pelos empregadores.

A PEC será promulgada hoje, mas direitos como a indenização por demissão sem justa causa e pagamento de horas extras ficarão ainda pendentes de regulamentação. O governo e o Congresso Nacional precisam encontrar uma solução que seja viável para que as famílias que empregam os trabalhadores domésticos consigam arcar com os novos encargos.

A PEC das Domésticas estendeu aos cerca de 7 milhões de trabalhadores do setor os direitos que já eram válidos para as demais categorias de trabalhadores contratados com carteira assinada pela Consolidação das Leis do Trabalho.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário