one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fontes do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Imagem:

Compartilhar:

Prefeito apresenta candidatura de São Paulo para sediar Expo 2020

Criado em 05/03/13 18h05 e atualizado em 05/03/13 18h16
Por Flávia Albuquerque Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O prefeito Fernando Haddad lançou hoje (5) a candidatura da cidade de São Paulo para sediar a Expo 2020. O evento internacional, que ocorre a cada cinco anos e reúne  diversos países, tem como proposta estimular a riação de projetos de inovação, políticas sociais e econômicas, programas de combate às mudanças climáticas, políticas ambientais, novos sistemas de produção e distribuição de energia.

O Brasil concorre com Ekaterimburgo (Rússia), Izmir (Turquia), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Ayutthaya (Tailândia) para sediar a Expo. A eleição será em novembro em Paris e o evento ocorre entre 15 de maio e 15 de novembro de 2020. A última Expo foi feita em Xangai e a próxima será em Milão, em 2015.

Segundo Haddad, apesar de todas as candidatas terem argumentos para defenderem sua vitória,  São Paulo oferece diversas vantagens que serão apresentadas à missão que chega à cidade na próxima semana. “As vantagens começam com o público certo à visitação. Estamos em uma região metropolitana com 21 milhões de habitantes. Se considerarmos Santos e Campinas, que estão muito próximas, esse número chega a 15 milhões. É uma cidade habituada a receber grandes eventos. Não é uma novidade para São Paulo”, disse o prefeito.

Haddad reforçou que o projeto

Parque Ibirapuera
Fontes do Parque Ibirapuera, em São Paulo. (Diego Cavichiolli Carboni / Creative Commons)

da Expo combina com o plano de desenvolvimento estratégico da cidade de São Paulo, além da existência do alinhamento das três esferas de governo para viabilizar tudo o que for necessário para o evento. “A iniciativa privada também está apoiando o empreendimento porque vê uma oportunidade grande de negócios e a sociedade também começa a se envolver”.

O prefeito disse que a candidatura de São Paulo começa a se constituir como latina americana e não apenas brasileira. “Queremos envolver os outros países da América Latina em torno desse projeto”.

Mesmo que a cidade brasileira não seja escolhida como sede para a Expo 2020, o prefeito não considera que seja uma perda total, pois os investimentos em Pirituba, bairro da zona oeste onde o complexo para o evento deve ser construído, não serão interrompidos. “Os investimentos em Pirituba vão continuar porque o bairro é uma frente de expansão importante para São Paulo. Teremos um instituto federal com cursos técnicos e superiores de tecnologia, o governo do Estado está prevendo a licitação da linha 6 [do metrô] que vai chegar à Vila Brasilândia. Há coisas acontecendo independentes da Expo”. Haddad defende que o centro de convenções deve ser construído mesmo que a cidade não seja eleita, permitindo que a cidade continue recebendo eventos importantes.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário