one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estúdio da Rádio Nacional FM, na EBC

Imagem:

Compartilhar:

Primeira emissora FM da capital do país, Rádio Nacional criou estilo próprio

Criado em 13/02/13 08h56 e atualizado em 13/02/13 11h54
Por Carolina Gonçalves Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Rádio Nacional FM
Estúdio da Rádio Nacional FM, na EBC (Priscila Ferreira / Portal EBC)

Brasília – Há quase 40 anos entrava no ar a primeira emissora FM da capital do país. A proposta da Rádio Nacional FM de Brasília era criar uma alternativa para os moradores da cidade que tinham poucas opções de programação musical e de notícias, todas voltadas para um público específico e em frequência AM.

“Não tinha mais gritaria. Nascia uma rádio sóbria, com muita música instrumental e música popular brasileira. Foi criada uma rádio de elite, como ainda é hoje a Nacional FM. Tínhamos Tânia Mara, Carlos Campbell e outros bons nomes entre os locutores”, contou Ribamar de Moura, o Riba, que hoje coordena a programação musical da emissora.

Leia também:

Dia do rádio é celebrado na quarta (13); Portal e Rádios EBC promovem bate papo ao vivo

Invenção que pode ser atribuída a um brasileiro, rádio se integra às novas tecnologias

Rádio está presente em 88% das residências e número de emissoras dobra em 10 anos

Segundo ele, a Rádio Nacional FM conseguiu criar um estilo próprio que até hoje não foi reproduzido por outra emissora. “A Nacional FM trouxe outro estilo de música e locução. A emissora mudou as transmissões na cidade e se tornou pioneira”, garantiu. Riba disse ainda que apesar de outras emissoras tentarem seguir os padrões da Nacional FM, “não têm o material físico e humano que a Nacional construiu”.

A programação da emissora, que mantém os padrões desde a criação, reúne jornalismo, com quadros de prestação de serviços e programas sobre vários estilos musicais que vão do jazz ao samba. “A Nacional FM sempre lançou também nomes importantes da música e tem um compromisso com os artistas da cidade”, acrescentou. Há quatro anos, a emissora organiza festivais de música que lançaram no mercado, recentemente, nomes como os das cantoras Ellen Oléria e Dhi Ribeiro.

A descoberta de talentos musicais caracterizou grande parte da trajetória das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, por exemplo, marcou a história do veículo com as radionovelas, os festivais e os programas de auditório, destacando talentos que ainda permanecem na memória dos ouvintes fiéis, como os programas sustentados pela disputa de audiência sob o comando de Emilinha Borba e Marlene, na época de ouro do rádio.

“A Rádio Nacional do Rio de Janeiro continua recolocando as matrizes do rádio em sua programação, com coberturas completas do carnaval, com o samba de raiz, o jornalismo com a cobertura dos principais fatos do estado e, agora, com o reforço das outras emissoras federais que foram integradas à empresa”, disse Taís Ladeira, gerente regional das rádios EBC.

Há quase cinco anos, as emissoras federais do país foram integradas, com a criação da nova empresa de comunicação pública. Entre elas estão a Rádio MEC do Rio de Janeiro e a Rádio MEC AM de Brasília. Atualmente, oito emissoras fazem parte do sistema de rádio da empresa.

A mais recente é a Rádio Nacional do Alto Solimões. A emissora, na verdade, é resultado de uma reivindicação da população da região que tinha apenas acesso a transmissões da Colômbia e do Peru, com músicas e notícias em espanhol. “Eles queriam notícias do nosso país e ouvir músicas em português. A emissora tem uma programação que contempla temas como a educação, a volorização cultural e programas produzidos localmente, envolvendo as nove cidades da região”, acrescentou Taís.

Segundo ela, além da prestação de serviços, a emissora, que tem apenas seis anos, representa uma “companhia” para os moradores do Alto Solimões. As sete etnias indígenas que vivem na região têm programas específicos sobre seus idiomas e culturas. A mesma função social do rádio tem sido comprovada pelos produtores e comunicadores da Rádio Nacional da Amazônia, há 36 anos.

Na Rádio Nacional AM de Brasília, criada em 1958, os chamados “sucessos do momento” revelaram canções de Roberto Carlos, Jerry Adriani e Amado Batista, entre outros. O estilo mantido até hoje continua intercalando músicas mais populares com a transmissão de notícias locais e nacionais e as transmissões de futebol, que, recentemente, tiveram as equipes e os equipamentos reforçados.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário