one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Momento em que bombeiros e voluntários quebram a parede da boate Kiss, em Santa Maria (RS), para tentar resgatar as vítimas da tragédia

Imagem:

Compartilhar:

Professor recomenda revisão de critérios de fiscalização e licenciamento de casas de evento

Criado em 28/01/13 15h59 e atualizado em 30/01/13 13h20
Por Alana Gandra Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O país deve se apressar em rever os critérios de fiscalização e licenciamento de casas de eventos e entretenimento, alertou hoje (28) o coordenador do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Moacyr Duarte. Ele se referia à tragédia ocorrida na madrugada de ontem (27) em Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde pelo menos 231 pessoas, a maioria com idade entre 16 e 20 anos, morreram em incêndio na Boate Kiss.

Veja galeria de fotos do local do incêndio:

Para Duarte, embora o local apresentasse várias características condenáveis, independentemente de qualquer legislação, ficou claro que ninguém percebeu isso até a tragédia. "A festa foi anunciada, o número de pessoas era conhecido, as limitações da casa eram conhecidas. Assim mesmo, a festa se realizou e acabou em tragédia.”

Não há dúvida de que, após a perícia, a cadeia de responsabilidades “vai se estender muito”, disse o professor à Agência Brasil. Para ele, dois fatores distintos devem ser levados em conta: “Uma coisa é por que o fogo começou e se espalhou, e a outra é por que não havia esquema para as pessoas fazerem a evacuação do prédio.”

LEIA TAMBÉM: 
- Conselho defende legislação federal para tornar obrigatória fiscalização
- Revolta e comoção marcam enterros de vítimas da tragédia em Santa Maria

OUÇA REPORTAGEM DA RADIOAGÊNCIA NACIONAL:
- Autoridades de todo país discutem segurança em casas noturnas

Duarte disse que a observância de uma equação simples poderia ter evitado a tragédia: adequar o tamanho do espaço ao número de pessoas e ao material usado no ambiente. Se o espaço é muito congestionado, é preciso tirar os materiais inflamáveis. Se os inflamáveis são mantidos, não se pode deixar tanta gente entrar e é necessário aumentar o número de saídas. "Agora, uma saída, muita gente e muitos materiais pegando fogo é uma combinação insensata.”

Na opinião do professor, o que o entristece é que o motivo das mortes tenha sido banal. “Foi a inobservância de coisas básicas.”

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário