one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cruzes fincadas na Fazenda Bocaina marcam o local onde fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho foram assassinados em 28 de janeiro de 2004.

Imagem:

Compartilhar:

MPF promete recorrer de decisão que transfere julgamento de chacina para Unaí

Criado em 25/01/13 20h19 e atualizado em 25/01/13 20h40
Por Alex Rodrigues Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Chacina de Unaí
Cruzes fincadas na Fazenda Bocaina marcam o local onde fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho foram assassinados em 28 de janeiro de 2004. (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília – A procuradora da República Mirian Moreira Lima lamentou a decisão da juíza substituta da 9ª Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte, Raquel Vasconcelos Alves de Lima, de remeter o julgamento da Chacina de Unaí para a Vara Federal da cidade, local em que o crime ocorreu e onde os principais réus gozam de grande influência política e econômica.

Autora da denúncia criminal contra os acusados da chacina, ocorrida em 28 janeiro de 2004, quando foram assassinados três fiscais do trabalho e um motorista, também servidor do Ministério do Trabalho, a procuradora prometeu recorrer da decisão, assim que for notificada. A assessoria da juíza confirmou à Agência Brasil que a magistrada decidiu declarar-se incompetente e encaminhar o processo para julgamento na Vara Federal de Unaí.

“Mais uma vez, é [o resultado da] ação da defesa para postergar o julgamento do júri em Belo Horizonte. Embora eu respeite a decisão da juíza, o Ministério Público não pode concordar com a remessa do processo para Unaí. Primeiro porque, no nosso entendimento, não há fundamentação legal para isso. Depois porque não há como garantir a isenção do júri na cidade onde o crime ocorreu”, disse a procuradora à Agência Brasil.

Alegando ainda não ter sido oficialmente notificada da decisão, a procuradora prometeu recorrer da decisão a fim de manter o julgamento em Belo Horizonte. Segundo Mirian, já há decisões anteriores do Tribunal Regional Federal (TRF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) atribuindo a competência pelo julgamento imediato à vara para a qual o processo foi inicialmente distribuído.

“Não acredito que caiba rediscutir essa questão da competência [territorial] quando os tribunais superiores já declararam que a competência é da 9ª Vara. Foi lá que a ação penal foi inicialmente distribuída, portanto, aplica-se o princípio da perpetuação da jurisdição, mesmo que uma outra vara federal tenha sido instalada posteriormente, no interior”, disse a procuradora.

Segundo a assessoria da  juíza Raquel Vasconcelos, a vara de Unaí foi criada em 2010. A juíza ainda não divulgou as justificativas para ter declinado da competência de julgar o caso nem se o conflito de competência foi de razão territorial levantado por recurso da defesa.

Assim como o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Domingos Dutra (PT-MA) e entidades de classe como o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e a Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Minas Gerais (Aafit), a procuradora disse que não há como garantir a isenção do júri na cidade onde o crime ocorreu.

Entre os fatores que demonstram o risco para a isenção do júri, segundo a procuradora, está o fato de um dos acusados de mandante da chacina, o empresário Antério Mânica, um dos maiores produtores de feijão do país, ter sido eleito prefeito poucos meses após as mortes, e novamente reeleito em 2008.

“Não é possível que, onde um dos réus tenha sido eleito com mais de 70% dos votos, haja jurados isentos para atuar no julgamento. Pode até haver, mas, sem dúvida, a pressão política e financeira, entre outras questões, seria muito grande”, acrescentou a procuradora.

Mirian Lima entende que o processo vai enfrentar novos atrasos. “Essa decisão provoca o Ministério Público a recorrer, o que vai retardar ainda mais o julgamento. Um dos réus já faleceu. Os crimes de um segundo réu prescreveram. Com o passar do tempo, há importantes testemunhas que se mudam e que temos dificuldade para as localizar. Essa demora acaba por acarretar o descrédito da população”, explicou.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Domingos Dutra (PT-MA) disse que atuará politicamente para sensibilizar o Poder Judiciário e reverter a decisão da juíza. “Respeitamos, mas lamentamos a decisão, que vai implicar em mais demora no julgamento. Vamos tentar junto ao TRF e, se necessário, junto ao STJ e ao STF, impedir que o julgamento seja transferido para Unaí”.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário