one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Madeira para produção de carvão vegetal em carvoaria.

Imagem:

Compartilhar:

Fornos clandestinos para produção de carvão são destruídos no norte do Rio

Criado em 17/01/13 18h14 e atualizado em 17/01/13 18h41
Por Douglas Corrêa Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma ação contra o crime ambiental no município de São Francisco de Itabapoana, no norte fluminense, destruiu dezenas de fornos clandestinos e resultou na prisão de três pessoas em blitz ecológica deflagrada hoje (17) no entorno da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca).

Os fiscais apreenderam ainda 14 pássaros silvestres que estavam em gaiolas, e que foram devolvidos à natureza. Um dos três presos responderá também pelo crime de manter animais silvestres em cativeiro.

Leia mais:

Polícia Ambiental fecha carvoarias ilegais em assentamento em Mato Grosso do Sul

A ação teve a participação de 40 homens, entre fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e policiais do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm). Ao percorrem o entorno da estação ecológica, as equipes encontraram dezenas de fornos de carvão clandestinos, que foram destruídos com o auxílio de uma retroescavadeira.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse que as operações de combate aos crimes ambientais vão continuar na região. “Estamos empenhados em combater os degradadores do meio ambiente. Não vamos permitir que a Estação Ecológica de

Carvão Vegetal
Atualmente, a produção de carvão é autorizada somente com licença do Inea. (Paulo rsmenezes / Creative Commons)

Guaxindiba continue a ser carbonizada por fornos ilegais”, garantiu.

Segundo o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, nesse tipo de atividade existe uma série de irregularidades, como poluição causada pela queima da madeira; trabalho semelhante à escravidão, inclusive com a presença de menores; corte ilegal de madeira; e ausência de licença ambiental para o exercício do negócio.

“Quem for flagrado produzindo carvão em desacordo com as determinações legais responderá por crime ambiental, com pena de reclusão de um a dois anos e multa de R$ 500 por metro”, informou.

A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba é o maior e último remanescente de Mata Atlântica do norte do estado do Rio, sendo a cobertura vegetal mais expressiva e importante da região. Antigamente, a região era conhecida como Mata do Carvão, devido à grande quantidade de fornos de carvão que existiam nas redondezas.

Atualmente, a produção de carvão é autorizada somente com licença do Inea. Os critérios para  licenciamento são rigorosos, não se permitindo qualquer atividade do gênero próximo a áreas de proteção ambiental.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário