one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça quais são os novos procedimentos para embarque nos aeroportos

Criado em 19/07/16 18h37 e atualizado em 21/07/16 09h36
Por Portal EBC

Brasília - Desde segunda-feira (18), entraram em vigor mudanças nas regras de segurança dos aeroportos, que deve vigorar até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em função das medidas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda que os passageiros cheguem ao aeroporto duas horas antes do horário de embarque, mesmo em voos domésticos, ou seja, dentro do Brasil.

A partir de agora, todas as pessoas estão sujeitas a passar por revista física feita por agentes aeroportuários, desde que seja do mesmo sexo. Crianças e passageiros com necessidade de assistência especial também podem passar pelo procedimento. 

Antes de chegar ao aeroporto, saiba quais são as principais mudanças na rotina de em embarque:

Revista Física

via GIPHY

O passageiro pode ser revistado por um agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) do mesmo sexo, independente do disparo do alarme do equipamento de Raios-X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado -  a critério do passageiro e dos agentes -  e com presença de testemunha. Não serão realizadas revistas íntimas.

Seleção

via GIPHY

Os critérios para seleção das pessoas que passarão por revista física nos aeroportos não foi revelado pela Anac com alegação de que “método para seleção é definido em normativa de cunho sigiloso". A idade mínima das crianças que podem ser submetidas ao procedimento também não foi informada pela agência “por questões de segurança”.

Escâner corporal

via GIPHY

O equipamento do tipo escâner corporal (body scanner) poderá ser utilizado em substituição à busca pessoal. Nessa situação, caso persista a dúvida do agente de proteção quanto ao porte de itens proibidos pelo passageiro, poderá ser solicitada a realização de revista física. 

Retirada de computador portátil - notebook

A retirada de computador portátil do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão na passagem pelo raio-X - medida já adotada para voos internacionais -  também será obrigatória para voos domésticos.

Bagagem de mão

via GIPHY

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raios-X também poderá ser solicitada. Nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos agentes.

Objetos suspeitos

via GIPHY

O agente irá solicitar a verificação detalhada caso seja localizado qualquer objeto considerado suspeito. Caso necessário, o passageiro será encaminhado a prestar esclarecimentos à Policia Federal. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário