one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mesmo diante do alerta, os representantes do Banco Mundial destacaram que ainda é possível manter a elevação da temperatura no mundo

Imagem:

Compartilhar:

Ipea lança publicação sobre tendências mundiais para próximos 15 anos

Criado em 14/10/15 15h20 e atualizado em 14/10/15 15h46
Por Daniel Lima Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou hoje (14) o livro Megatendências Mundiais 2030: o que as entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? A obra trata de assuntos que devem moldar o contexto mundial nos próximos anos nas áreas de população, geopolítica, ciência e tecnologia, economia, meio ambiente e foi organizada pela coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica, Informação e Documentação do Ipea, Elaine Coutinho Marcial.

Entre as referências do estudo estão o ex-senador e ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ecológico Al Gore e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, cuja obra aborda a transição das sociedades do mundo moderno para o mundo pós-moderno.

“Muitos dos problemas que enfrentamos hoje é porque no passado não olhamos para o futuro no longo prazo. Ou não nos preparemos para evitar que ocorressem ou para que estivéssemos mais bem preparados para essa ocorrência”, disse Elaine.

De acordo com Elaine, o estudo leva a uma reflexão no contexto mundial para auxiliar o país. Ela enfatiza que já passou da hora de enfrentar a questão e a ideia da coletânea é levar as pessoas a essa discussão. “O objetivo é levar a proposta aos tomadores de decisão, às organizações para tomadas de decisão e, principalmente, ao Estado brasileiro.”

A obra está disponível no site do Ipea. Na questão ambiental, por exemplo, o livro destaca que o modelo econômico vigente, associado ao comportamento de cidadãos e de países, é agressivo ao meio ambiente, provoca poluição do ar, desmatamento, perdas ecossistêmicas nos meios marinho e de costa, enfim, degradação, de forma geral. Para os autores, se não houver rupturas nos padrões de consumo e diminuição na geração de resíduos, esse modelo continuará conduzindo à escassez de recursos naturais nos próximos anos.

O estudo mostra ainda que, em decorrência da taxa de natalidade decrescente e do aumento da expectativa de vida, observa-se a tendência de envelhecimento populacional, sobretudo na Ásia, nos países do Leste Europeu e nos países do Sul da Europa, com efeito potencialmente negativo sobre o crescimento econômico, em virtude da diminuição da população economicamente ativa. Esse envelhecimento pressiona os serviços de saúde e previdência social.

“Estamos em um momento de grandes mudanças. E as grandes mudanças, às vezes, nos deixam um pouco incomodados e inseguros em relação a esse processo, É, na verdade, um momento de grandes oportunidades, mas, com boas informações, conseguimos fazer boas escolhas e, com isso, construir o país que tanto almejamos”, afirmou Elaine Marcial.

Durante o lançamento da obra foi anunciada também a criação da Plataforma Brasil 2100, um espaço de diálogo permanente entre a sociedade civil e o Estado, para construção de cenários levando em consideração  quatro dimensões: social, econômica, territorial e político-institucional. A plataforma deve ser lançada ainda neste ano.

 “Ainda esperamos muito por governos, que são fundamentais. O Estado também é fundamental, mas a sociedade precisa tomar a dianteira de algumas discussões, e não esperar que os dirigentes que estão sendo cobrados para gerar resultado de curto prazo tomem a inciativa de mais longo prazo”, disse o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Marcio Gimene.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário