Compartilhar:
Evento global vai tornar o mundo "azul da cor da ONU" para marcar 70 anos
Criado em 20/10/15 19h05
e atualizado em 20/10/15 19h14
Por Laura Gelbert
Fonte:Rádio ONU
Cerca de 200 monumentos e marcos em cerca de 60 países em todo o mundo serão iluminados de azul, a cor oficial das Nações Unidas.
A iniciativa faz parte de uma campanha global para comemorar os 70 anos da organização, em 24 de outubro.
Subsecretária-Geral
Falando a jornalistas em Nova York, a subsecretária-geral para Informação Pública, Cristina Gallach, afirmou que esta é uma campanha liderada pelo Departamento de Informação Pública da ONU.
Segundo ela, a iniciativa tem tido "grande apoio de governos, cidades, prefeitos e, localmente, de centros de informação em muitos países".
Marcos Mundiais
Famosos marcos mundiais como a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, as pirâmides, no Egito, o prédio da Ópera de Sidney, na Austrália, o Empire State Building, em Nova York, e a Torre de Pisa, na Itália, serão iluminados de azul.
Outros participantes incluem o museu Hermitage, na Rússia, a cidade antiga de Petra, na Jordânia, o castelo de Edimburgo e o Palácio de Westminster, no Reino Unido, a montanha da Mesa, na África do Sul, a Torre SkyTree, no Japão e Alhambra, na Espanha, entre muitos outros.
Entusiasmo
Em um comunicado à imprensa, a secretário-geral da ONU agradeceu os Estados-membros por demonstrarem “tamanho entusiasmo em marcar os 70 anos do apoio da ONU à paz, ao desenvolvimento e aos direitos humanos”.
Para Ban Ki-moon, ao transformar o mundo em azul da cor da ONU por um dia, é possível “iluminar o caminho para um amanhã melhor”.
Central Park
A sede da ONU, em Nova York, será iluminada por duas noites, começando em 23 de outubro, quando acontecerá o concerto anual do Dia da ONU.
No sábado, no Central Park, em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoft, participam da inauguração de uma nova instalação de arte dedicada às Nações Unidas.
Criada pelo artista espanhol Cristóbal Gabarrón, a obra apresenta 70 figuras em tamanho real, representando cada ano da organização, de mãos dadas em torno de um grande globo.
As figuras foram projetadas para exprimir uma corrente humana de cidadãos globais,unidos em solidariedade, tolerância, respeito pela natureza e responsabilidade compartilhada.
Deixe seu comentário