one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Secretários debatem em São Paulo uso racional de diferentes tipos de energia

Criado em 18/09/15 14h26 e atualizado em 19/09/15 09h22
Por Flávia Albuquerque Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, que participou hoje (18) do Fórum Nacional de Secretários de Estado para Assuntos de Energia, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, disse que o país passou por restrições climáticas que afetaram e colocaram em risco o fornecimento de energia, mas que, no momento, há segurança, e todos sentem que não há risco de desabastecimento. 

“Temos problemas, mas temos que ouvir críticas e sugestões, e trabalhar para superar questões que afetam a economia do país e a vida da população”, afirmou Barata, que representou o ministério no evento.

Segundo Barata, a orientação do Ministério de Minas e Energia é a de que seja feito um trabalho com todos que atuam no setor energético, levando em conta o momento de crise na área. Em São Paulo, o encontro contou com a participação de secretários de energia de todo o país, que debateram o uso racional de diferentes tipos de energia e avaliaram as perspectivas para o setor.

Barata falou sobre a importância da inclusão do gás na matriz elétrica para a geração de energia no país. “Nos últimos anos, ficou evidente a necessidade da participação das usinas térmicas. Nossa intenção é inserir na matriz as térmicas a gás, que são mais limpas e baratas, para reduzir o custo da tarifa para os consumidores e compradores de energia no mercado livre”.

De acordo com o secretário, isso não significa renunciar às hidrelétricas e fontes renováveis e, sim, que a política é de diversificação da fonte de energia. “Foi feito um trabalho de forma integrada o que não significa dizer que está tudo bem”, acrescentou.

O governador Geraldo Alckmin disse que seu estado tem se empenhado para garantir e fortalecer as energias renováveis. “Temos uma importante matriz energética, com destaque para o gás natural do pré-sal, que já estamos tirando de Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo. Agora teremos a Rota 4, um importante gasoduto na Bacia de Santos. Isso pode mudar a matriz energética brasileira e especialmente no estado, porque o gás da Bolívia é mais caro, e teremos acesso ao gás próximo dos centros consumidores”.

Matéria alterada às 08h29 do dia 19/09/2015 para correção de informação. Luiz Eduardo Barata é secretário executivo do Ministério de Minas e Energia e não diretor-geral da Aneel.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário