one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cadeirante

Imagem:

Compartilhar:

Ações de conscientização marcam Semana de Luta das Pessoas com Deficiência

Criado em 21/09/15 12h17 e atualizado em 21/09/15 13h00
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Uma iniciativa organizada pelo governo do estado do Rio de Janeiro e a Assembleia Legislativa vai permitir que pessoas sem deficiência vivam situações enfrentadas diariamente por cadeirantes, deficientes visuais e auditivos. A ação “Rio Consciente”, que celebra a passagem do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, começa hoje (21), na Praça XV, no centro do Rio, e vai até a próxima quinta-feira (24).

No local, o público vai passar por um circuito e experimentar desafios como subir rampas ou entrar em um táxi não adaptado, em uma cadeira de rodas, e realizar atividades com os olhos vendados e com fones de isolamento nos ouvidos. A ideia é que a população experimente as dificuldades cotidianas que as pessoas com deficiência vivem para, assim, conscientizar o público e os órgãos governamentais competentes sobre a importância da autonomia do indivíduo com deficiência, além da importânciado investimento na melhoria de qualidade de vida dessas pessoas.

O aposentado José Geraldo Machado, 75 anos, elogiou a iniciativa. “É muito importante essa iniciativa de conscientização para que todos nós possamos ver as dificuldades que eles encontram no dia a dia. Por exemplo, quando me vendaram e eu ‘fiquei cego’, me senti completamente perdido! Quando fiquei sem ouvir, também. A gente acaba dando valor para essas coisas que parecem simples para quem não é portador de deficiência”, disse.

A primeira-dama do Estado e presidente do projeto RioSolidário, que é parceiro na iniciativa, Maria Lucia Horta Jardim, lembrou que a data de hoje é comemorada exatamente para reforçar a luta dessa população. “O nome Rio Consciente já traduz bem do que se trata e a nossa intenção. Hoje é um dia perfeito para iniciar uma ação como essa. Relembrando, e lutando, por tudo que eles merecem, fazendo com que a população se conscientize dos problemas que eles passam. Aqui, todos que quiserem poderão sentir na pele o que é um dia banal na vida de um cadeirante, de um deficiente visual ou auditivo”.

Tânia Rodrigues, deputada estadual (PDT) e cadeirante, chamou a atenção para o fato de o tema estar em evidência, pela proximidade dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Ano que vem receberemos muitos deficientes na nossa cidade, então é um tema a ser tratado com muito carinho”.

Durante a manhã, foi inaugurada a exposição “Inclusão pela Arte”, no salão nobre da Assembléia Legislativa, que reunirá obras de 18 artistas que usam a boca e os pés para pintar. Diferentemente do circuito, a exposição fica em cartaz de hoje até o dia 28 de setembro.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário