one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homem ansioso

Imagem:

Compartilhar:

Síndrome de Solomon: entenda o medo de se destacar

Criado em 10/07/15 11h41 e atualizado em 15/07/15 11h24
Por Cotidiano/Rádio Nacional de Brasília Fonte:Rádios EBC

O Cotidiano conversou com o  psicólogo e mastercoach João Alexandre Borba que veio esclarecer o que seria a síndrome de Solomon."Foi um experimento feito na década de 50 pelo psicológo Solomon Asch com 123 alunos. Ele colocou dentro de uma sala de aula sete alunos que já sabiam a resposta de uma situação que ele criou, onde foi colocada uma imagem com três linhas completamente diferentes uma das outras e colocou uma quarta linha que era igual uma das outras três. Os sete alunos que sabiam a resposta foram induzidos por Asch para darem a resposta errada e diziam que a linha certa era a primeira. Enquanto isso, o oitavo estudante entrava na sala achando que o resto dos garotos participava da mesma prova de visão que ele e também era induzido. Ele até percebia o erro, mas se induzia pelos outros", explica. 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Conheça a síndrome de Solomon, o medo de se destacar

O psicólogo explica que este resultado é em função da pressão social. João  Borba alerta que desde a infância esta síndrome já deve ser observada. "Esse movimento de olhar para si mesmo deve ser incentivado desde a infância para que o individuo vá se formando como alguém capaz de acreditar nele. A raiz de tudo vem muito do olhar que nossos pais dão para gente", explica.  
 
Uma sugestão de João Borba é fazer uma lista de ao menos 30 qualidades pessoais, para mostrar o que tem para oferecer ao mundo. Depois fazer outra lista de momentos em que a pessoa tem oportunidade de expor e aprimorar estas carecterísticas, de forma que se ganhe segurança e se torne cada vez mais única e especial.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário