one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Expectativa é que versão final do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário seja apresentada ainda este semestre

Imagem:

Compartilhar:

Países da América Latina e Caribe trocam experiências em agricultura

Criado em 25/06/15 15h28 e atualizado em 25/06/15 17h26
Por Andreia Verdélio Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Representantes governamentais e de setores e movimentos ligados à agricultura familiar de países da América Latina e do Caribe estão reunidos esta semana, em Brasília, para trocar experiências para o desenvolvimento da agroecologia na região.

O Seminário Regional sobre Agroecologia na América Latina e Caribe, que começou ontem (24), e termina amanhã (26), vai produzir um documento com diretrizes para ações de desenvolvimento rural sustentável, que contribua com a integração regional e a discussão de políticas públicas e implementação de programas.

Para o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, o modelo atual de agricultura, que tem como base o uso intensivo de insumos, já não é sustentável. “Por isso, a necessidade que temos de mudar para um modelo mais sustentável, mais inclusivo e mais comprometido com as comunidades. Nosso compromisso é trabalhar na construção desses modelos que permitam o desenvolvimento da agricultura familiar, a inclusão social e produtiva de jovens e mulheres, e que tenham a agroecologia como foco central”, disse.

Segundo ele, a América Latina avançou muito nesse tema graças a esforços de países como Cuba, que trabalhou para desenvolver sistemas sustentáveis e agroecológicos, e como o Brasil, que tem sua própria Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. “Poderemos conhecer experiência e iniciativas que valem a pena. Teremos novos insumos para formulação de novas políticas para fortalecer a agroecologia, e criar incentivos necessários para que essa pauta possa entrar nas agendas governamentais”, disse.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, é preciso produzir alimentos em quantidade, para garantir o direito humano à uma alimentação adequada. “Mas precisamos também produzir com uma qualidade que, efetivamente, promova a saúde e a vida das pessoas, e não  doenças e morte, como estamos vendo, com o uso abusivo de agrotóxicos e sementes transgênicas”, disse.

Patrus ressalta que é preciso investir no conhecimento, na pesquisa e no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, envolvendo todos os setores, para encontrar esse equilíbrio, assegurando também a biodiversidade e o resgate e valorização das comunidades produtoras.

Ao participar do primeiro painel do evento, na manhã de hoje (25) - “A Agroecologia como caminho para a segurança alimentar e nutricional” - a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, disse que a agroecologia é fundamental para garantir a soberania alimentar das populações.

“Foi bem acentuado aqui que estamos falando de uma ciência, de práticas sociais e de movimento social. É um chamamento importante para pensar o que a agroecologia representa do ponto de vista da nossa saúde, do meio ambiente e a inter-relação profunda que há entre falar de agroecologia e soberania e segurança alimental e nutricional”, disse.

A presidenta do Consea ressaltou ainda que as diversas experiências apresentadas no encontro são fundamentais para mostrar que a agroecologia tem outras dimensões, como cultural, social e econômica, e superar a visão muito restrita que existe de que a agroecologia é só uma soma de técnicas.

Durante o evento, também serão abordados temas como a agroecologia como peça central para a gestão sustentável dos recursos naturais e genéticos e seu papel na convergência da inovação social, institucional e tecnológica; os esforços dos países na formulação e articulação de políticas públicas; e os desafios futuros da região.

O seminário é promovido pela FAO em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), Reunião Especializada Sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf Mercosul) e Aliança pela Soberania Alimentar na América Latina e no Caribe (Aliança), com apoio do Programa de Cooperação Brasil-FAO.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário