one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abre o Ateliê de Restauração do Mestre Valentim, no aniversário de 207 anos do Jardim Botânico do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Jardim Botânico do Rio comemora 207 anos abrindo novos espaços à visitação

Criado em 13/06/15 16h30 e atualizado em 13/06/15 17h37
Por Paulo Virgilio Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Uma das instituições que fizeram o Rio receber o título de Patrimônio da Humanidade, concedido em 2012 pela Unesco, o Jardim Botânico comemorou hoje (13) 207 anos de criação com uma programação especial. A festa contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, seu antecessor no cargo, o deputado estadual Carlos Minc (PT), ambientalistas, integrantes da Associação dos Amigos e empresários que contribuem para a gestão do parque.

A programação teve como destaque a abertura ao público do Ateliê de Restauração do Mestre Valentim, onde os visitantes poderão acompanhar o trabalho de recuperação das esculturas de um dos principais artistas do período colonial.

As quatro obras – Eco, Narciso e duas Aves Pernaltas -, datam de 1785 e a restauração está alinhada ao processo de valorização do patrimônio cultural e ambiental do Jardim Botânico e às comemorações dos 450 anos do Rio. A ministra Izabella Teixeira destacou a colaboração de pessoas e empresas com a restauração do Jardim Botânico e agradeceu integrantes das famílias Borges Torrealba e Aranha, que dão apoio à revitalização de duas áreas do parque, o orquidário e a restinga.

“Nos queremos que o processo de restauração seja pactuado com a sociedade. Até o fim do ano, vamos abrir um novo jardim sensorial e novas estufas. Para fazer isso, dependemos do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Jardim Botânico. Lá estão pessoas que nos ajudam nesse modelo de gestão público-privada e na ambição de ter novas parcerias, sejam financeiras, de comunicação ou de mobilização”, disse a ministra.

Outro ponto destacado pela ministra foi o processo de consolidação da área do parque, que se encontra em sua reta final, do ponto de vista legal, com o registro em cartório da área sendo feito em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União. Com relação à retirada das famílias que vivem na área do parque, delimitada oficialmente em 140 hectares em 2013, Izabella Teixeira disse que é um processo demorado, sem prazo definido.

“Temos agora que discutir como será o processo de revitalização, como vamos tirar as pessoas das áreas de risco. É um processo longo, que vai ser feito com muita calma e respeito às pessoas. O importante é que estamos fazendo tudo dentro da lei. Esse modelo de gestão é importante vale também para o Parque Nacional da Tijuca. É importante ter um diálogo com as pessoas que vivem no entorno”, frisou.

O coro de parabéns pelos 207 anos do Jardim Botânico, com direito a um grande bolo com 657 pedaços – 207 pelos anos do parque e 450 pelo de anos da cidade – foi na área destinada á recreação infantil. Atores caracterizados como Dom João VI, o fundador do Jardim Botânico, e sua mulher Carlota Joaquina, puxaram o coro e também atuaram como guias dos visitantes aos pontos históricos do parque.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário