one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bactéria Acinetobacter baumannii

Imagem:

Compartilhar:

Hospital do DF isola 16 pessoas infectadas por bactéria multirresistente

Criado em 03/06/15 19h53 e atualizado em 03/06/15 20h01
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou hoje que 16 pacientes foram isolados no Hospital Regional de Santa Maria, a 30 quilômetros de Brasília, após exames detectarem uma bactéria multirresistente, a Acinetobacter baumannii.

Segundo a direção do hospital, dois pacientes passam por tratamento com antibióticos e em os outros 14 a bactéria foi encontrada, mas não causa infecção. O quadro clínico de cada paciente não foi detalhado.

De acordo com a secretaria, mais cinco pacientes infectados com bactérias multirresistentes continuam internados em outros dois hospitais do DF e um idoso teve alta médica hoje.  Os casos de contaminação por “superbactérias” ganharam repercusão depois que três pacientes infectadas morreram, domingo e segunda-feira.

O diretor de Infectologia do Hospital de Santa Maria, Paulo Cortez, negou que o Distrito Federal passe por um surto de contaminação por bactérias multiresistentes. Segundo ele, os pacientes identificados têm doenças crônicas e longo tempo de permanência na unidade hospitalar. “Todos os pacientes são submetidos aos protocolos de segurança da unidade. Os leitos estão isolados individualmente e não há áreas interditadas no hospital”, disse o médico.

Cortez ressaltou que a resistência das bactérias aos antibióticos é um problema mundial. "As bactérias multirresistentes fazem parte do processo evolutivo bacteriano. Para o manejo, são necessários antibióticos de espectro maior e medidas de contenção, como o isolamento de contato”, disse o especialista.

Assim como o KPC e o enterococo, bactérias identificadas no Distrito Federal, o Acinetobacter baumannii não se propaga pelo ar e só pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo contato direto ou com os aparelhos utilizados por elas. Segundo o especialista, a bactéria é comum em ambiente hospitalar.

Cortez informou que os primeiros pacientes com a bactéria no hospital foram internados ainda em janeiro e esse tipo de organismo fica restrito a locais de assistência médica de maior complexidade. “Conforme o estado de saúde do paciente, seja por doença ou cirurgia ampla, ele fica mais suscetível a desenvolver a infecção”, explicou.

 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário