one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Falta de médico e medicamentos ainda compromete atendimento clínico, revela IBGE

Criado em 02/06/15 10h08
Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A falta de médicos foi o principal problema relatado por pessoas que procuraram atendimento e não conseguiram na primeira tentativa. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada hoje (2) com dados de 2013, 95,3% dos brasileiros conseguiram atendimento médico na primeira tentativa.

Entre o percentual que não conseguiu, 38,8% relatam que não foram atendidos por falta de médico. Outro motivo relatado por 32,7% foi a falta de vaga ou senha. Em 6,4% dos casos, a justificativa foi que não havia serviço ou profissional de saúde especializado para o atendimento, e 5,9% das pessoas desistiram após esperar por muito tempo.

De acordo com os dados da PNS, 33,8% das pessoas procuraram um médico porque estavam doentes e 19% para dar continuidade a um tratamento. A terceira causa que mais levou a consultas médicas (11,9%) foi a realização de exame complementar de diagnóstico.

A falta de medicamentos também compromete o atendimento de pacientes no país. Os dados da PNS mostram que, após uma consulta médica em que houve prescrição de remédios, 17,5% dos pacientes não conseguiram obter a medicação indicada.

O percentual varia entre as regiões brasileiras e a situação é mais crítica no Norte, onde quase um quarto dos pacientes (24,2%) não conseguiu obter todos os medicamentos receitados.

Editor Denise Griesinger
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário