one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Distrito Federal confirma morte de três idosas com bactérias resistentes

Criado em 01/06/15 20h12 e atualizado em 01/06/15 20h11
Por Aline Leal Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, na tarde de hoje (1º), a morte de três pacientes infectadas por bactérias resistentes  - duas ontem e uma durante a madrugada de hoje – no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Distrito Federal. O hospital mantém cinco pacientes isolados por estarem colonizados com a bactéria enterococo.

Uma das pacientes estava infectada com a bactéria KPC, duas com enterococo, e todas tinham mais de 70 anos. Segundo a coordenadora de infectologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Maria de Lourdes Lopes, ainda não se sabe se a causa da morte das três pacientes foi a infecção desenvolvida pelas bactérias. A necropsia está sendo feita para obter esses resultados.

Ao todo, 25 pacientes passaram por exames desde a quinta-feira, para saber se estavam colonizados por estas bactérias. Entre eles, as três idosas, que vieram a óbito. Em cinco deles foi detectada a bactéria enterococo, mas nenhum está apresentando sintomas de infecção.

Desde a quinta-feira, as áreas vermelha e amarela do Pronto Socorro do HRT estão interditadas para higienização. Segundo Maria de Lourdes, provavelmente na manhã desta terça-feira todas as áreas voltam a funcionar normalmente.

Em entrevista coletiva ao jornalistas na tarde de hoje (1º), Maria de Lourdes frisou que a resistência das bactérias aos antibióticos é um problema mundial. Uma das principais causas é o uso indevido de antibióticos. “Uma das principais formas de ter resistência bacteriana é tomar antibiótico. Os pacientes estão ficando mais idosos, temos mais diagnósticos, mas tecnologia, às vezes, faz com que seja preciso tomar mais antibióticos, e o preço é a resistência das bactérias a esses remédios”, explicou a coordenadora.

Segundo ela, as bactérias podem ser transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato direto. Por exemplo, se ela estiver em uma bomba de infusão, e esta não for devidamente higienizados, quem tocar nela poderá ser contaminada.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário