one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


UFRJ suspende atividades por falta de pagamentos de funcionários terceirizados de limpeza, vigilância e manutenção

Imagem:

Compartilhar:

UFRJ anuncia volta às aulas após acordo para pagamento de terceirizados

Criado em 19/05/15 14h25 e atualizado em 19/05/15 15h09
Por Vinícius Lisboa Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciou que retomará as aulas normalmente amanhã (20), contando com o compromisso da empresa Qualitécnica de que os funcionários terceirizados recebam o salário hoje (19). O pagamento, no entanto, não foi pago pela manhã, segundo a Associação dos Trabalhadores Terceirizados da UFRJ.

A empresa firmou o compromisso de pagar os salários referentes ao mês de abril em uma reunião, na manhã de ontem (18), com a universidade e o Ministério Público do Trabalho.

Segundo a vice-presidenta da Associação dos Trabalhadores Terceirizados, Terezinha da Costa, o pagamento não foi feito. "Até agora, não entrou nada", disse ela, acrescentando que só foram quitadas as férias que estavam programadas para este mês e que, ontem, a empresa depositou parte do vale-transporte e do vale-refeição.

Membro do Diretório Central Estudantil da UFRJ e participante da ocupação, Raphael de Almeida contou que os estudantes decidiram na assembleia realizada ontem que a ocupação permanecerá na reitoria até a próxima quinta, quando haverá uma nova votação.

Os alunos ocupam dependências do prédio desde a semana passada, e cobram a normalização do pagamento aos terceirizados, que sofrem com atrasos e salários incompletos desde o início do ano.

A empresa Qualitécnica foi procurada pela Agência Brasil, mas não respondeu sobre o pagamento dos terceirizados até o início da tarde de hoje. Segundo a associação, a empresa não é a única que está com os salários atrasados. A UFRJ deve se posicionar sobre um possível não pagamento dos terceirizados após o fechamento do expediente bancário, no fim da tarde de hoje.

Além de exigirem o pagamento dos funcionários terceirizados, os estudantes cobram investimentos em assistência estudantil, como a manutenção do número de bolsas-auxílio e o funcionamento de bandejões fora do Campus Fundão.

Os alunos também pedem que a universidade reforme e amplie a moradia estudantil. As questões relativas à assistência, segundo a página do movimento Ocupa UFRJ, serão objeto de uma reunião do conselho universitário na quinta-feira.

No Colégio de Aplicação da UFRJ, as aulas voltaram na semana passada, e uma reunião do Conselho Pedagógico será realizada na tarde de hoje para avaliar as condições de funcionamento da escola. Segundo o presidente da Associação de Pais e Amigos do CAP, Cássio Kuchpil, os alunos têm relatado que as condições de limpeza na escola estão praticamente normais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário