one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

MP-RJ pede suspensão de torcidas organizadas do Vasco e do Fluminense

Criado em 04/03/15 20h43 e atualizado em 04/03/15 23h34
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A torcida organizada Young Flu, do Fluminense, pode ser suspensa, de acordo com pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) em ação civil pública (ACP) encaminhada hoje (04), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital. O MP-RJ pediu ainda o cumprimento de uma decisão liminar deferida em 17 de janeiro de 2014, que suspendeu a torcida organizada Força Jovem, do Vasco da Gama.

A movimentação do MP-RJ contra as duas torcidas decorre de atos violentos, ocorridos antes da partida entre Fluminense e Vasco, no dia 22 do mês passado, no Estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro, zona norte do Rio.

De acordo com o texto da promotora de Justiça Glícia Pessanha, o pedido de suspensão da Young Flu proíbe o comparecimento, pelo prazo de um ano, dos seus associados ou integrantes, a locais de eventos esportivos, em todo território nacional. Também não será permitida a venda de material da torcida. Os torcedores não poderão frequentar esses locais vestindo ou utilizando elementos identificativos, indumentárias ou acessórios, desenhos ou outros signos representativos que possam identificá-los. Glícia Pessanha quer, ainda, a cobrança de multa de R$ 20 mil por integrante ou torcedor por evento, além de sua retirada compulsória do local onde ocorrer o jogo.

Para a torcida Força Jovem, do Vasco, a promotora pede nova suspensão, pagamento de multa de R$ 301 mil pelo descumprimento da decisão anterior, que já determinava suspensão. Para garantir o valor, ela pediu, liminarmente, a penhora de bens da sede da torcida. Na avaliação da promotora, as punições aplicadas até hoje, e ainda as medidas adotadas pelo MP-RJ, judiciais ou extrajudiciais, têm se mostrado ineficientes. Por isso, pediu nova suspensão e elevação da multa. “Se torna imperiosa a adoção de providências mais radicais e rigorosas, a fim de limar efetivamente práticas e comportamentos reiteradamente violentos por parte da organizada ré”, disse.

Para o MP-RJ, é evidente a afronta pelas torcidas rés às normas do Estatuto do Torcedor, quanto à prática de atos de violência e de confusão.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário