one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Posição da Terra em relação ao Sol.

Imagem:

Compartilhar:

De que são feitos os planetas?

Criado em 04/07/16 11h11 e atualizado em 04/07/16 11h26
Por Estação Criança - Blog do Planetário do Rio

Todos os planetas têm rochas e metais. Cada um com suas características.

A superfície de Mercúrio pode ser comparado à da Lua, coberta de crateras. Já a parte interna lembra à da Terra, com um núcleo sólido e várias camadas de rochas até a sua superfície.

Vênus tem uma superfície relativamente nova, em termos geológicos. Ela foi refeita entre 300 e 500 milhões de anos atrás. Isso pode ser observado pela grande quantidade de lava que cobre a maior parte de sua superfície e as montanhas deformadas por atividade geológica. Partes brilhantes de sua superfície são explicadas pela formação de compostos metálicos, como a pirite (ou ouro dos tolos).

A Terra possui um núcleo metálico denso, uma camada em sua volta de rocha composta de ferro, níquel e cobalto líquido, e uma outra camada de metais cristalinos composta de granito sob os continentes, e basalto sob os oceanos, denominada manto.

O solo de Marte é composto de oxigênio, silício, ferro, magnésio, cálcio, enxofre, alumínio, cloro e titânio. É mais rico em ferro e mais pobre em alumínio do que a Terra, e é a alta proporção de ferro que dá a sua coloração avermelhada, pois este metal, combinado com o oxigênio que havia na atmosfera, transformou Marte num mundo enferrujado.

Júpiter é um gigantesco astro gasoso composto, principalmente, de hidrogênio e hélio. Acredita-se que ele é uma estrela que falhou, pois não teve massa suficiente para ter reação nuclear que produzisse a energia que encontramos no núcleo das estrelas. Nas camadas abaixo de 1.000km da atmosfera superior a pressão é tão grande que o hidrogênio passa para o estado líquido. Mais perto ainda do centro do planeta, a pressão aumenta tanto que o hidrogênio passa a ser eletricamente condutor, como um metal. Estima-se que Júpiter possua um núcleo rochoso maior que a Terra.

Saturno é o planeta menos denso do Sistema Solar. Seu globo, essencialmente gasoso, como o de Júpiter, constitui-se de um pequeno núcleo rochoso coberto por um manto de hidrogênio metálico. Sua atmosfera é composta de hidrogênio, hélio, metano e outros gases, em menor proporção.

Urano, de acordo com os dados fornecidos pela Voyager 2 em janeiro de 1986, teria um núcleo sólido rodeado por um manto gelado de água, metano e amoníaco, e a atmosfera formada por hidrogênio, hélio e metano em estado gasoso.

Netuno, o menor dos quatro planetas gasosos e o mais denso, deve possuir um núcleo rochoso composto de ferro e silicatos. Sua atmosfera é composta basicamente de hidrogênio, hélio, metano, oxigênio e nitrogênio.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário