one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Juliana Muncinelli / Flickr

Compartilhar:

Qual é a raça mais inteligente de cachorro?

Criado em 18/03/16 11h21 e atualizado em 18/03/16 11h35
Por Bruno Delecave Fonte:Invivo - Fiocruz

Quem tem cachorro em casa, sabe o quanto esses animais são inteligentes e afetuosos. Além de reconhecer o dono, são capazes de aprender diversos truques. Só falta falar, dizem os donos. Quem se lembra da collie Lassie e do pastor alemão Rin-tin-tin sabe que esses animais podem realizar feitos incríveis. Isso sem falar nos formidáveis cães-guia, capazes de orientar quem tem deficiência visual pelas caóticas grandes cidades.

Mas, você já parou para pensar em qual é a raça canina mais inteligente? Pensando nisso, Stanley Coren, professor de psicologia da Universidade da Columbia Britânica, treinador e especialista em comportamento canino, resolveu fazer uma lista com as raças mais inteligentes. 

Mas, para Stanley Coren, inteligência é medida pela obediência e capacidade de trabalho. Ou seja, a capacidade de responder prontamente aos comandos do dono ou adestrador. Assim, os cães classificados como menos inteligentes simplesmente não são bons em obedecer. Isto é, são mais rebeldes ou distraídos.

Para realizar este trabalho, Coren formulou um questionário que foi respondido por 208 juízes especializados em provas de obediência e de trabalho. O autor fez as seguintes observações sobre a classificação dos cachorros:

Graduações de 1 a 10 - Correspondem aos melhores cães em termos de inteligência e trabalho. A maioria dos cães destas raças começam a mostrar sinais de compreensão de comandos simples após apenas 5 repetições e não precisam de muita prática para manter esses comandos. Eles obedecem à primeira ordem dada pelo dono ou treinador em cerca de 95% dos casos. Além disso, costumam obedecer a esses comandos apenas alguns segundos depois de emitidos, mesmo que o dono esteja longe fisicamente.

Graduações de 11 a 26 - São excelentes cães de trabalho. Compreendem muito bem comandos simples depois de 5 a 15 repetições, embora possam melhorar com a prática. Eles respondem ao primeiro comando em cerca de 85% dos casos, ou mais. Em casos de ordens mais complexas, é possível notar, uma pequena demora no tempo de resposta, mas isso pode ser eliminada com mais prática. Cães deste grupo também podem demorar mais a responder, se seus donos ou treinadores estiverem fisicamente distantes.

Graduações de 27 a 39 - São cães de trabalho acima da média. Embora eles demonstrem um entendimento preliminar de novas tarefas simples depois de 15 repetições, em média vão precisar de 15 a 20 repetições antes de obedecer. Os cães desse grupo se beneficiam enormemente de sessões extras de treinamento, principalmente no começo da aprendizagem. Depois que aprendem e adquirem o hábito do novo comportamento, geralmente retêm os comandos com certa facilidade. Outra característica destes cães é que costumam responder no primeiro comando em 70% dos casos, dependendo da quantidade de tempo investido no treinamento. A única coisa que os separa dos melhores cães em obediência é que eles tendem a demorar um pouco mais para responder. Além disso, parecem ter um pouco mais de dificuldade em se concentrar quando o dono se distancia fisicamente. No entanto, quanto maior a dedicação, paciência e persistência do dono ou treinador, maior o grau de obediência destas raças.

Graduações de 40 a 54 - São cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária. Durante o aprendizado, eles irão demonstrar sinais rudimentares de compreensão após 15 a 20 repetições. No entanto, para que obedeçam razoavelmente são necessárias de 25 a 40 tentativas. Se treinados adequadamente, irão apresentar boa retenção, mas se este esforço inicial não for feito no início do treinamento, o cão perderá rapidamente o hábito de aprender. Normalmente respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade vai depender da prática. A resposta destas raças também poderá responder ser consideravelmente mais lenta.

Graduações de 55 a 69 - São cães cuja capacidade de obediência e de trabalho é apenas razoável. Às vezes é preciso cerca de 25 tentativas antes de começarem a mostrar algum sinal de entendimento de um comando novo. Provavelmente, serão precisas outras 40 a 80 repetições para a obtenção de uma resposta confiável. A resposta pronta ao primeiro comando ocorre em apenas 30% dos casos, se não houver sessões ocasionais de reforço. Mesmo assim,  obedecerão melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Os animais dessas raças parecem estar sempre distraídos e obedecem apenas quando estão com vontade.

Graduações de 70 a 79 - São as raças julgadas como as mais difíceis, com o menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Durante o treinamento inicial, podem precisar de 30 a 40 repetições de comandos simples antes de mostrarem algum sinal de que fazem idéia do que se trata. Não é raro que esses cães precisem executar mais de 100 vezes um comando antes de se mostrarem um desempenho confiável.

O ranking da inteligência canina:

1º - Border Collie
2º - Poodle
3º - Pastor Alemão
4º - Golden Retriever
5º - Dobermann
6º - Pastor de Shetland
7º - Labrador
8º - Papillon
9º - Rottweiler
10º - Boiadeiro australiano
11º - Pembroke Welsh Corgi
12º - Schnauzer Miniatura
13º - Springer Spaniel Inglês
14º - Pastor Belga Tervuren
15º - Pastor Belga Groenland
16º - Collie, Keeshond
17º - Pointer Alemão de Pêlo Curto
18º - Cocker Spaniel Inglês, Flat Coated Retriever, Schnauzer Standard
19º - Spaniel Bretão
20º - Cocker Spaniel Americano
21º - Braco de Weimar
22º - Pastor Belga Malinois, Boiadeiro de Berna
23º -Spitz Alemão
24º - Cão D'Água Irlandês
25º - Braco Húngaro
26º - Welsh Corgi Cardigan
27º - Yorkshire Terrier, Chesapeake Bay Retriever, Puli
28º - Schnauzer Gigante
29º - Airedale Terrier, Boieiro das Flandres
30º - Border Terrier, Pastor de Brie
31º - Springer Spaniel de Gales
32º - Manchester Terrier
33º - Samoieda
34º - Field Spaniel, Terra Nova, Terrier Australiano, American Staffordshire Terrier, Setter Gordon, Collie Barbudo
35º - Setter Irlandês, Cairn Terrier, Kerry Blue Terrier
36º - Elkhound Norueguês cinza
37º - Pinscher Miniatura, Affenpinscher, Sidney Terrier, Setter Inglês, Cão de coelho, Clumber Spaniel
38º - Norwich Terrier
39º - Dálmata
40º - Soft Coated Wheaten Terrier, Bedlington Terrier, Fox Terrier Pêlo Liso
41º - Curly Coated Retriever, Lébrel Irlandês
42º - Kuvasz, Pastor Australiano
43º - Pointer, Saluki, Spitz Finlandês
44º - Cavalier King Charles Spaniel, Pointer Alemão de Pêlo Duro, Coonhound preto e castanho, Cão D'Água Americano
45º - Husky Siberiano, Bichon Frisé, King Charles Spaniel
46º - Spaniel Tibetano, Foxhound Inglês, Cão de lontra, Foxhound Americano, Galgo Inglês, Spaniel azul da Picardia
47º - West Higland White Terrier, Deerhound Escocês
48º - Boxer, Dogue Alemão
49º - Daschund, Staffordshire Bull Terrier
50º - Malamute do Alasca
51º - Whippet, Shar Pei, Fox Terrier de Pêlo Duro
52º - Leão da Rodésia
53º - Podengo Ibicenco, Terrier Galês, Terrier Irlandês
54º - Boston Terrier, Akita
55º - Skye Terrier
56º - Norfolk Terrier, Sealyham Terrier
57º - Pug
58º - Bulldogue Francês
59º - Griffon de Bruxelas, Maltês
60º - Pequeno Lebrel Italiano
61º - Cão de Crista Chinês
62º - Dandie Dinmont Terrier, Pequeno Basset Griffon da Vendéia, Terrier Tibetano, Spaniel Japonês, Lakeland Terrier
63º - Pastor Inglês
64º - Cão dos Pirineus
65º - São Bernardo, Terrier escocês
66º - Bull Terrier
67º - Chiuaua
68º - Lhasa Apso
69º - Bullmastiff
70º - Shih Tzu
71º - Basset
72º - Mastim Napolitano, Beagle
73º - Pequinês
74º - Cão de Santo Humberto
75º - Borzoi
76º - Chow Chow
77º - Bulldogue
78º - Basenji
79º - Galgo Afegão

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário