one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Physicsgirl / Pixabay

Compartilhar:

Por que sentimos calafrios?

Criado em 10/02/16 10h38 e atualizado em 10/02/16 11h01
Por Universidade das Crianças

O nosso cérebro é como um grande chefe que manda e desmanda para que tudo funcione de acordo com o que precisamos. E para saber o que estamos precisando, nosso cérebro recebe informações de tudo o que está acontecendo dentro do nosso corpo e fora também. 

E o que o calafrio tem a ver com tudo isso? É simples. O calafrio é um grande exemplo de como nosso cérebro trabalha para que tudo esteja funcionando direitinho. A temperatura do nosso corpo é sempre constante, por volta dos 36,5ºC. Quando sentimos frio significa que estamos perdendo calor para o ambiente. Para impedir isso, essa informação chega a um lugar do nosso cérebro chamado hipotálamo. Ele, então, através de várias conexões, comanda uma reação, que é a contração dos músculos, o tremor e a ereção dos pêlos, o arrepio. Pronto! O calafrio está formado.

Ah, e essa história de que a morte passou perto não tem nada a ver. Muito pelo contrário, o calafrio tem muito mais a ver com a vida, pois significa que nosso cérebro está percebendo as alterações e fazendo tudo para que seu organismo volte ao equilíbrio.    

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário