one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Veia de ouro em limonite

Imagem: Wikimedia Commons

Compartilhar:

De onde vem o ouro?

Criado em 05/01/16 09h40 e atualizado em 05/01/16 09h50
Por Universidade das Crianças

O ouro é um metal extremamente raro, especialmente se comparado com outros como o ferro, alumínio, cobre, etc. O fato de ele ser raro e de não se oxidar, se mantendo brilhante e puro, tornou o ouro um metal muito valioso. Descobrir ouro se tornou sinônimo de algo bom e quando vemos uma grande oportunidade a chamamos de uma “mina de ouro”. Então, a primeira resposta sobre de onde vem o ouro é esta: ele é retirado através da mineração.  

Além de ser raro, ele normalmente aparece na natureza em uma concentração muito pequena.

Isto quer dizer que se você pegar uma rocha, mesmo em uma mina de ouro, a quantidade de ouro por quilo de minério é muito baixa. Os garimpeiros procuram o ouro em riachos através da sua densidade, usando uma bateia. O ouro é um material muito denso. Para você ter uma ideia, uma embalagem daquelas de leite de um litro, cheia de ouro, pesa quase vinte quilos!  Girando a bateia com água ele faz o cascalho ir para a ponta e o ouro se juntar no centro. Imagine o trabalhão que isso dá para conseguir uma poeirinha de ouro, isso se você tiver sorte! Mas se você encontrar ouro é sinal que pode haver um veio por perto, um local onde se concentra uma quantidade maior de ouro. Para tornar o trabalho mais fácil, o minério que contém ouro é tratado com reagentes químicos de modo a concentrar o ouro, deixando os outros materiais que compõe a rocha para trás.  

O ouro, como quase todos os elementos, está presente também na água do mar. Os oceanos contêm uma quantidade enorme de ouro mas, infelizmente, têm uma quantidade muito, muito maior de água. Desta forma, não é economicamente viável retirar o ouro da água do mar.

* Pergunta respondida por Alfredo Matheus, do Colégio Técnico da UFMG, para a Universidade das Crianças.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário