one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pau-brasil

Imagem:

Compartilhar:

Árvores do Brasil: saiba mais sobre o pau-brasil, o coqueiro, o ipê-amarelo e o pequi

Criado em 21/09/15 12h17 e atualizado em 21/09/15 12h23
Por Plenarinho

Brasil. Esse é o nome do nosso país. Mas já parou para pensar de onde surgiu esse nome? Não? Então, é hora de saber curiosidades do senhor Pau-brasil e de tantas outras árvores que fazem parte da história do Brasil.

Pau-brasil

Oi! Sou mais conhecido como Pau-brasil, mas os biólogos (especialistas que estudam os seres vivos e as leis da vida) me conhecem por Guillandina echinata, um nome científico chiquérrimo, hein?! Faço parte do nascimento da história do nosso país!

Quando o navegante Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, no ano de 1.500, a minha família era imensa. Cobríamos boa parte do território que hoje é conhecido por Bahia. Era uma fartura de árvores Pau-brasil que só você vendo! Mas pouco a pouco a minha família foi desaparecendo...

Éramos muito utilizados para a construção, porque a madeira do nosso tronco é muito rica e resistente, e os homens exploradores descobriram isso e foram nos cortando! Mas a principal fonte da nossa riqueza é um colorante que nós temos.

Esse nosso corante, conhecido como "brasileína", foi muito usado para tingir roupas e para recarregar tinteiros cuja tinta era usada para escrever.

A exploração intensa da madeira de Pau-brasil trouxe muitas riquezas para o País. É por isso que ficou a homenagem do nome: Brasil.

Mas nos dias atuais a história é bem diferente! Infelizmente, minha família está ameaçada de extinção! Se continuarem nos retirando da natureza, corremos o risco de desaparecer! E desse papo eu não gosto nadinha. Mas agora quero lhe apresentar um grande amigo. Que tal?

Coqueiro

Olá, sou uma árvore geralmente bem alta. Muitos consideram o meu fruto muito saboroso, principalmente nos dias de calor, quando a água-de-coco mata a sede pra valer. É, parece que faço sucesso, principalmente na praia. Sempre tem algum vendedor gritando: "olha o cooooooooooooco", e um monte de gente atrás dele, para comprar o meu fruto verde e redondo que contém um líquido claro e precioso, que é rapidamente sugado por um canudinho.

Os brasileiros pensam que sou original do Brasil, mas isso é um engano. Alguns pesquisadores acreditam que eu nasci na África. Outros acham que surgi no Pacífico e depois fui levada para o mundo todo. Há também quem ache que o meu surgimento se deu nos países asiáticos. É tanta opinião, que ainda não há uma certeza sobre o meu surgimento.

Dizem que a minha família chegou ao Brasil junto com os colonizadores, por volta de 1553. Sou amigo do Pau-brasil há muuuito tempo!

Ah, você me encontra fácil, fácil na região Nordeste e no estado do Pará. Eu adoooro clima quente e úmido. E sou muito valente! A minha altura pode chegar a 30 metros. Também existem os meus irmãos menores, que não ultrapassam três metros. Mas chega de falar de mim, né? Agora vou dar espaço para uma outra amiga superlegal se apresentar!

Ipê-amarelo

Queridos amigos, sou bem feminina e bonita. Ah, é o que dizem por aí, né? Tenho esse nome de Ipê-amarelo, mas posso receber outros nomes. Tudo depende muito da cor das flores que nascem de mim. Os cientistas me conhecem por Tabebuia chrysotricha.

Sou considerada a árvore-símbolo do Brasil. O meu grande amigo Pau-brasil é a árvore nacional.

A minha madeira é muito utilizada para fabricação de postes, pisos de madeira, molduras, etc. Mas o que eu tenho que mais chama a atenção são as minhas flores. São realmente lindas e dão vida e cor à paisagem, sabe?

Mas ainda falta uma árvore muito bacana para você conhecer um pouquinho mais.

Pequi

Amarelinho e com muitos espinhos é o meu fruto. É assim que a maioria das pessoas meÁrvore Pequi conhecem. Alguns dizem que tenho cheiro ruim, mas mal sabem o quanto sou saboroso! Geralmente as pessoas me comem quando estou cozido, puro ou só me juntam no arroz com frango.

A minha história de amor com o Brasil começou na culinária goiana há alguns séculos. Ah, eu nasci no Brasil mesmo e por volta do século XVIII é que me descobriram como alimento. Antes, a minha frutinha era utilizada para a fabricação de sabão. Tenho mil e uma utilidades!

O meu nome científico é Caryocar brasiliense. Mas sou muito conhecido mesmo é por outros nomes: amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá, pequiá-pedra, pequerim, suari e piquiá. Sou uma árvore característica da região Centro-Oeste, mas posso ser encontrado em alguns pontos do Norte também.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário