one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça a trajetória de Hans Christian Andersen, famoso por seus contos de fadas

Criado em 05/08/15 11h51 e atualizado em 05/08/15 12h08
Por Radioagência Nacional

Em 4 de agosto de 1875, morreu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que ficou célebre principalmente pelos contos de fadas que criou.

Ele nasceu em Odense, no dia 2 de abril de 1805, em uma família extremamente pobre. Todos moravam em um pequeno quarto. O pai estimulava as fantasias e o dom criativo do filho, contava várias histórias e chegou a presentear o pequeno com um teatro de marionetes.

O brinquedo incentivou o garoto a aprender a ler e a desenvolver o conhecimento teatral. Ele chegou a memorizar muitas peças de Shakespeare.

Quando tinha 11 anos, o pai morreu e ele teve que parar de estudar. Começou a trabalhar, e ao completar 14 anos o futuro escritor partiu para Copenhague, capital da Dinamarca.

Lá, conheceu o diretor do Teatro Real, Jonas Collin, de quem se tornou um grande amigo. Com a amizade, garantiu uma vaga no Teatro Real, mesmo sem passar nos testes vocais. Na instituição ele atuou como ator e bailarino, além de compor diversas peças. Ele era diferente e era visto como um lunático visionário.

O amigo Collin também lhe custeou os estudos e em 1828 Hans foi para a Universidade de Copenhague. A fama em âmbito mundial chegou em 1835, com o livro “O Improvisador”.

A obra de Hans Cristian Andersen é composta de romances, poemas e narrativas de viagens. Mas o autor ficou célebre pelos contos de fadas, na época este gênero era muito raro. Ele editou seis volumes de contos infantis e escreveu 156 histórias, entre 1835 e 1872.

As dificuldades na infância lhe deram a oportunidade de ter a percepção das barreiras sociais e da diferença entre as esferas socioeconômicas. Este conhecimento inspirou grande parte das narrativas infantis e adultas.

Entre as histórias mais conhecidas estão A Princesa e a Ervilha, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, A Pequena Sereia e A Roupa Nova do Rei.

Nas obras, o autor buscava transmitir modelos comportamentais e refletir os conflitos sociais.

No final de 1872, ele sofreu uma queda e ficou com a saúde debilitada até a morte em 4 de agosto de 1875, em Copenhague.

Hans Cristian Andersen acreditava que a igualdade de direitos deveria reger o mundo e a relação entre os homens.

Em reconhecimento à contribuição para a literatura na infância e na adolescência, em 2 de abril, data de nascimento de Hans, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário