one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

O que foi a Tropicália?

Criado em 24/07/15 11h42 e atualizado em 24/07/15 11h48
Por Plenarinho

A música brasileira tem muitos estilos e  todos mostram um pouco da cultura, alegria e força do nosso povo. E houve um movimento musical que reuniu vários estilos, muitos artistas talentosos e revolucionou a história da música brasileira. Sabe qual foi? A Tropicália! Esse foi um movimento tão importante que ajudou até a derrubar a ditadura no Brasil! 

A Tropicália, ou Tropicalismo, surgiu em 1967, ainda no tempo da ditadura militar. Um grupo de artistas, cantores, poetas e compositores se reuniram para trazer algo novo para o cenário artístico brasileiro. E conseguiram. Os participantes mais famosos do movimento foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, a cantora Gal Costa e o cantor-compositor Tom Zé, a banda Mutantes, e o maestro Rogério Duprat. Outros nomes que completaram o grupo foram a cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto. 

Como dissemos lá no começo, a revolução da Tropicália não foi apenas musical; as mudanças aconteceram também nas artes gráficas e no design de objetos e roupas. 

Revolução musical

Por causa da ditadura, a música brasileira estava muito nacionalista, ou seja, muito voltada para cantar as maravilhas da nação e lembrar o quanto o povo brasileiro é sortudo por viver aqui. A Tropicália foi contra isso. O grupo tentou deixar a linguagem da Música Popular Brasileira (MPB) mais leve, mais jovem. Para isso, passaram a usar guitarras elétricas nos arranjos musicais. Mas, ao mesmo tempo que queriam deixar tudo mais leve, eles usavam palavras e sons de origem erudita, sons inovadores, trazidos pelos maestros Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela.

Quando tudo isso foi misturado: os sons populares, a música pop, as várias inovações musicais e as  cores usadas nas roupas pelos cantores, não só a música brasileira ficou mais moderna, mas também a própria cultura nacional! Saindo do movimento da Bossa Nova, o Tropicalismo renovou completamente as letras das músicas. Algumas chegaram a ser consideradas verdadeiras poesias, e tudo isso sem deixar de refletir sobre a situação do País. Havia muita liberdade no tema das composições, com espaço para falar sobre as tradições e as novidades do Brasil.

Mistura tudo

O Tropicalismo misturou rock, bossa nova, samba, rumba, bolero e baião. A ordem era experimentar, considerar várias possibilidades em todos os sentidos. O disco que deixa isso bem claro é a obra coletiva Tropicália ou Panis et Circensis, que reuniu todos os principais cantores, compositores e maestros do movimento no mesmo disco. Muito da Tropicália também pode ser encontrado nos primeiros discos de Gilberto Gil e Caetano Veloso, onde se encontram clássicos da época, como as canções-manifesto “Tropicália” e “Geléia Geral”.

Na telinha

Outra característica importante da Tropicália foi sua relação com a televisão. Os artistas do movimento participavam dos festivais de música popular, programas de competição musical que eram exibidos por várias emissoras. É possível dizer, inclusive, que o movimento teve início com as inovadoras apresentações da marcha “Alegria, alegria”, de Caetano, e da cantiga de capoeira “Domingo no parque”, de Gilberto Gil, no III Festival de MPB da TV Record, em 1967.

Mudando a moda

A Tropicália transformou muito os gostos da sua época. E estamos falando de música, política, moral, comportamento, relação com o corpo e a maneira de se vestir. A cultura hippie foi a principal influência do grupo, com os cabelos longos encaracolados e as roupas coloridas. Apesar de ter durado pouco mais de um ano e ter sido reprimido pela ditadura militar com a prisão de Gil e Caetano em 1968, a Tropicália influenciou toda uma geração, mudou a cara do nosso país na década de 60 e ainda serve de inspiração para muitos artistas até hoje.

Com informações do site Tropicalia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário