one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Macarrão

Imagem:

Compartilhar:

Quem apresentou o macarrão para o mundo?

Criado em 06/04/15 10h07 e atualizado em 06/04/15 10h14
Por Invivo - Fundação Oswaldo Cruz

Pratos à base de massas existem desde que o homem descobriu que podia moer alguns cereais, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada. E isso já faz muito tempo. Foram encontradas referências a um alimento feito com cereais e água que datam de 2.500 a.C., entre os povos assírios e babilônios.

Reza a lenda que o macarrão teria chegado à Veneza em 1295, trazido da China pelo famoso explorador Marco Polo. Porém, em 1279, já havia na Itália o registro da palavra “macaronis”, usada por um soldado genovês em seu inventário para descrever o alimento que deixava para sua família. 

A versão mais aceita confere aos árabes a paternidade da invenção.

Eles teriam levado o macarrão para a Sicília no século IX, quando conquistaram a ilha durante a Expansão Árabe. A massa seca, fácil de conservar e transportar nas longas travessias, logo se espalhou por todo o Mediterrâneo. Na Itália, a receita recebeu o toque final: a farinha de grano duro, que permite o cozimento ideal da massa, al dente.

Durante o período da Renascença (séc. XIV – XVI), a massa era um prato nobre, servido pelos ricos em seus banquetes.  No século XIX, surgiram as primeiras fábricas de massas, e as receitas começaram a se popularizar. Mas foi depois da Primeira Guerra Mundial que o macarrão se espalhou e conquistou o mundo!

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário