one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cactos

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os cactos do semiárido brasileiro

Criado em 10/03/15 11h44 e atualizado em 10/03/15 12h03
Por Portal Brasil

Os cactos são plantas que vivem predominantemente em ambientes secos. Nativos do continente americano, eles se espalharam para diversos lugares do mundo, com a ajuda do homem. No semiárido brasileiro já foram catalogadas aproximadamente 100 espécies.

Essas plantas podem ser utilizadas como fonte de alimento para animais domésticos e seres humanos, além de terem propriedades medicinais conhecidas pela cultura de muitos povos.

Na natureza fornecem frutos, néctar, pólen e água para aves, insetos, mamíferos e répteis, tornando-se a base da cadeia alimentar em seu ecossistema.

"Os cactos são espécies de plantas especializadas em resistir à falta de água e que, normalmente, apresentam as seguintes características: ausência de folhas, presença de espinhos e caule suculento", explica o pesquisador Arnóbio Cavalcante, autor do livro infantil, recém-lançado, "Cactos do Semiárido do Brasil, ler e colorir".

Ensinando as crianças

Com texto de Arnóbio Cavalcante e ilustrações de Wedscley Melo, a obra "Cactos do Semiárido do Brasil, ler e colorir" tem como propostas "educar divertindo" e "conhecer para conservar". As crianças podem colorir os 18 desenhos de cactos que o livro apresenta ao mesmo tempo em que obtém informações básicas sobre as principais espécies nativas da região semiárida do País.

"O livro é um trabalho inédito e um excelente exercício para despertar, nas cinco milhões de crianças com até 11 anos de idade que vivem no Semiárido, a vontade de cuidar da natureza local e de valorizar essas plantas magníficas, símbolos da região semiárida", diz Cavalcante.

Espécies

A publicação apresenta as seguintes espécies: Cacto-arrojado (Arrojadoa marylanae); Facheiro (Brasilicereus phaeacanthus); Mamoeiro-brabo (Brasiliopuntia brasiliensis); Mandacaru (Cereus jamacaru); Quiabo-do-inferno (Cipocereus minensis); Cacto Aranha (Discocactus horstii); Cacto Orquídea (Epiphyllum phyllanthus); Mandacaru-cabeça-branca (Espostoopsis dybowskii); Facheiro (Facheiroa ulei); Rabo de Raposa (Harrisia adscendens); Coroa de Frade (Melocactus zehntneri); Ora-pro-nobis (Pereskia bahiensis); Xique-xique (Pilosocereus gounellei); Catana (Pseudoacanthocereus brasiliensis); 15º Quiabento (Quiabentia zehntneri); Conambaia(Rhipsalis bacífera); Cacto-garrafa (Stephanocereus luetzelburgii) e Quipá (Tacinga inamoena).

Acesse o material aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário