one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Corre cutia... Você conhece o bicho da música?

Criado em 11/02/15 11h10 e atualizado em 11/02/15 11h43
Por Portal EBC

Pequena, ligeira, arredia e comilona, assim é a cutia. Dispersora de sementes, ela ajuda na manutenção das matas. No Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), em Belém (PA), aproximadamente 100 exemplares de duas espécies, a Dasyprocta leporina e a Dasyprocta prymnolopha, circulam pelas alamedas.

11505981775_5141b85fc4_z.jpg
Creative Commons - CC BY 3.0 - 11505981775_5141b85fc4_z.jpg

Wagner Machado Carlos Lemes

Esses mamíferos roedores são capazes de fazer reservas de alimento no solo, enterrando sementes e desenterrando nos períodos de escassez de comida. Quando as sementes são esquecidas, germinam e viram plantas. Desta característica nasceu a fama de semeadoras das cutias.

Comer é uma das suas atividades favoritas, e sua dieta é basicamente composta por folhas, frutos, raízes e sementes. 

Hábitos e reprodução

A cutia pode viver até 18 anos e normalmente tem hábitos diurnos, exceto quando se sente ameaçada por predadores. Nesse caso passa o dia em sua toca e sai ao anoitecer.

Cada fêmea gera em torno de 1 a 3 filhos, em um período de gestação de três meses. Ciumentas e superprotetoras, as mães não deixam os pais se aproximarem dos filhotes após o nascimento. A reprodução das cutias pode acontecer até duas vezes ao ano.

Curiosidade

O acasalamento exige uma série de rituais. Para conquistar uma fêmea, o macho costuma lançar jatos de urina sobre elas ou ainda vibrar a cauda para chamar a atenção.

*Com informações do Portal Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário