Compartilhar:
Corre cutia... Você conhece o bicho da música?
Criado em 11/02/15 11h10
e atualizado em 11/02/15 11h43
Por Portal EBC
Pequena, ligeira, arredia e comilona, assim é a cutia. Dispersora de sementes, ela ajuda na manutenção das matas. No Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), em Belém (PA), aproximadamente 100 exemplares de duas espécies, a Dasyprocta leporina e a Dasyprocta prymnolopha, circulam pelas alamedas.
Esses mamíferos roedores são capazes de fazer reservas de alimento no solo, enterrando sementes e desenterrando nos períodos de escassez de comida. Quando as sementes são esquecidas, germinam e viram plantas. Desta característica nasceu a fama de semeadoras das cutias.
Comer é uma das suas atividades favoritas, e sua dieta é basicamente composta por folhas, frutos, raízes e sementes.
Hábitos e reprodução
A cutia pode viver até 18 anos e normalmente tem hábitos diurnos, exceto quando se sente ameaçada por predadores. Nesse caso passa o dia em sua toca e sai ao anoitecer.
Cada fêmea gera em torno de 1 a 3 filhos, em um período de gestação de três meses. Ciumentas e superprotetoras, as mães não deixam os pais se aproximarem dos filhotes após o nascimento. A reprodução das cutias pode acontecer até duas vezes ao ano.
Curiosidade
O acasalamento exige uma série de rituais. Para conquistar uma fêmea, o macho costuma lançar jatos de urina sobre elas ou ainda vibrar a cauda para chamar a atenção.
*Com informações do Portal Brasil
Deixe seu comentário