one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para ter dentes brancos e saudáveis são necessários alguns cuidados diários

Imagem:

Compartilhar:

Como se manter livre das cáries?

Criado em 27/10/14 10h12
Por Blog da Saúde

Criança sorrido
Para ter dentes brancos e saudáveis são necessários alguns cuidados diários (justinplambert/ Creative Commons)

É preciso cuidar da saúde da boca, pois dela depende a nutrição do organismo. A saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral e más condições de higiene bucal podem causar doenças na boca, que, por sua vez, podem levar a enfermidades ou agravá-las.

Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. Complemente a escovação passando o fio dental entre todos os dentes.

Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições também contribui para a manutenção do sorriso. No caso de quem usa aparelho ortodôntico, é necessário preocupar-se ainda mais com a limpeza dos dentes e da gengiva, utilizando flúor, pois o aparelho retém muito restos de alimentos. E, em todos os casos, é importante ir ao dentista regularmente.

Saiba como fazer a correta higienização bucal:

• Escove os dentes todos os dias utilizando creme dental com flúor.

• Posicione a escova inclinada na direção da gengiva e faça movimentos de cima para baixo, nos dentes de cima, e de baixo para cima, nos dentes de baixo como se os estivesse varrendo.

• Depois escove a parte interna de cada dente da mesma forma.

• Escove a superfície do dente que usamos para mastigar. O movimento é suave, de vaivém. A escova deve ir até os últimos dentes do fundo da boca.

• Enrole cerca de 40 cm de fio ou fita dental entre os dedos.

• Leve-o até o espaço existente entre a gengiva e o dente e pressione- o sobre o dente, puxando a sujeira até a ponta do dente.

• Passe o fio dental pelo menos duas vezes em cada um dos espaços entre os dentes, primeiro pressionando para um lado, depois para o outro.

• Ainda não acabou. Escovar a língua é muito importante, pois ela acumula restos alimentares e bactérias que provocam o mau hálito. Faça movimentos cuidadosos com a escova “varrendo” a língua da parte interna até a ponta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário