one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apresentação de escola reúne duas manifestações do folclore: a festa junina e o bumba meu boi

Imagem:

Compartilhar:

Dia do folclore: saiba mais sobre a data

Criado em 21/08/14 08h57 e atualizado em 21/08/14 09h31
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Dia do Saci é celebrado em contraposição ao Dia das Bruxas
Saci-Pererê é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro (Foto: ars351/Creative Commons)

Quando falamos em folclore, pensamos logo nos personagens da nossa cultura popular: Saci Pererê, Curupira, Iara, Mula sem cabeça, e outros. Mas a definição da palavra, que é a junção dos termos em inglês folk (povo) e lore (conhecimento) abrange diversas formas de criações culturais: lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, brincadeiras, festas, dialetos.

O folclore é importante na história de todos os povos, pois, por meio desse conjunto, pode-se conhecer a antiga cultura e preservar os costumes. No Brasil, essas tradições são ricas e diversificadas, uma vez que o país é bastante extenso e foi colonizado por uma mistura de povos. O interesse pelo folclore do país nasceu na segunda metade do século XIX. Mas foi na década de 1950 que houve um grande alvoroço e diversos estudos sobre o tema.

A palavra folk-lore foi publicada, pela primeira vez, em artigo do arqueólogo inglês William John Thoms, no dia 22 de agosto de 1846. Para homenagear o estudioso e o uso pioneiro do termo, o dia 22 de agosto passou a ser considerado o Dia do Folclore.

Legislação

No Brasil, o folclore é protegido por lei. Os artigos 215 e 216 da Constituição Federal garantem “o exercício dos direitos culturais” e incentivam “a difusão das manifestações culturais”.

Conheça algumas manifestações culturais que fazem parte do folclore brasileiro:

Personagens

- Boto: Representado por um homem jovem e bonito que encanta mulheres em festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida .

- Iara: Sedutora sereia que enfeitiça os pescadores com sua beleza e canto e os leva para o fundo das águas.

- Saci Pererê: Menino negro de uma perna só que está sempre com seu cachimbo e um gorro vermelho. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso.

- Curupira: Anão de cabelos vermelhos e compridos, e com os pés virados para trás, que protege matas e os animais silvestres.

- Vitória-régia: Princesa que foi transformada em flor quando morreu afogada tentando alcançar a lua no reflexo do lago. Assista a história da lenda, contada por personagem do Igarapé Mágico:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

- Bicho Papão: Monstro que se esconde no quarto das crianças mal-educadas (armários, gavetas e debaixo da cama) para assustá-las no meio da noite.

Festas e encenações

Festa junina
Apresentação de escola reúne duas manifestações do folclore: a festa junina e o bumba meu boi (Escola Santi/ Creative Commons)

- Carnaval: Festa disseminada em todo o Brasil, consolidou-se apenas em meados do século XX e hoje tem diversas variantes regionais, que adotam ritmos e decorações específicos a cada local.

-  Congada: É uma festa animada por danças, cantos e música, onde se encena a coroação do Rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas e levantamento de mastros.

- Cavalhadas: Teatralizações dramáticas que envolvem um ou mais animais, respectivamente bois e cavalos. Às vezes o animal é real, como nos rodeios.

- Festa junina: Comemora os santos católicos João Batista, Antônio e Pedro. Caracterizada por fogueiras, balões, quadrinhas e comidas como bolo de fubá, pamonha, pipoca e quentão.

Pratos típicos

- Região Norte: pato no tucupi, açaí, tucunaré na brasa, cuia de tacacá, creme de bacuri e de cupuaçu

- Região Nordeste: buchada, sarapatel, dobradinha, galinha de cabidela, quibebe, carne-de-sol, acarajé, tapioca

- Centro-Oeste: peixes de água doce, pequi, empada, pamonha, guariroba

- Sudeste: pão de queijo, cuscuz, moqueca, feijoada, doce de leite

- Sul: churrasco, carreteiro, chimarrão

Brincadeiras

- Trava-línguas

- Soltar pipa

- Bola de gude

- Pique-pega

- Passa anel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário