one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Turma da Mônica

Imagem:

Compartilhar:

30 de janeiro é Dia do Quadrinho Nacional

Criado em 30/01/14 09h54 e atualizado em 30/01/15 17h30
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

As histórias em quadrinhos começaram a aparecer no Brasil no século XIX. Mas antes de se apresentarem em tiras, assumiam forma de charges e caricaturas. No dia 30 de janeiro de 1869, o cartunista Angelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte. E, a partir de 1984, a data passou a celebrar o Dia do Quadrinho Nacional.

Turma da Mônica
A Turma da Mônica é líder no mercado de gibis

O gênero, conhecido como 9ª arte, agrada crianças e adultos. Uma pesquisa realizada recentemente, com alunos de escolas públicas de São Paulo, apontou que as histórias em quadrinhos são o tipo de leitura preferido dos pequenos. E, ainda, ajudam os leitores a se aproximar de outros tipos de literatura.

No Brasil, a história em quadrinhos de mais sucesso é a Turma da Mônica. Criada por Mauricio de Sousa, em 1959, a produção abocanha 86% do mercado nacional. Fora daqui, a turma também tem sua participação: 40 países, com 14 idiomas, vendem seus gibis e outros produtos licenciados.

Outro cartunista que ajudou a difundir a 9ª arte no Brasil foi Ziraldo, pai do Menino Maluquinho e de mais dezenas de personagens. Em 1960, o desenhista lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, A Turma do Pererê. A publicação trouxe outra novidade: foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil.

O Dia do Quadrinho Nacional terá diversas comemorações pelo Brasil. Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo são algumas das cidades que organizaram atrações para este dia.  Neste ano, o ápice das comemorações acontece no próximo sábado (1º), com a premiação da 30º edição do Troféu Angelo Agostini, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Assista ao programa Caminhos da Reportagem que presta tributo aos 80 anos de Ziraldo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário