
Compartilhar:
Por que os sebos são chamados assim?
Criado em 08/04/13 16h13
e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Eliana Magalhães
Fonte:Portal EBC

Geralmente quando alguém quer comprar um livro mais em conta, ou raro, disco de vinil, gibi, lembra logo dos sebos. Aliás, ao contrário do que muita gente pensa, lá é possível encontrar livros novos também. Acredita-se que os sebos surgiram na Europa por volta do século XVI quando mercadores passaram a vender papiros e documentos da época para pesquisadores. Pois é, esses mascastes eram denominados de alfarrabistas, uma vez que alfarrábio quer dizer livro velho, antigo. Quem vendia livros usados, nessa época, eram chamados de um nome um tanto quanto estranho, caga-sebo.
Essas livrarias chegaram ao Brasil em meados do século XIX. E os caga-sebos, hoje, são conhecidos por sebistas. Mas por que o nome sebo? Há algumas versões para o assunto. Uma delas é que antes da energia elétrica as pessoas liam à luz de velas. Estas eram feitas de gordura que escorria sobre os livros deixando-os sebentos, gordurosos. Outra, porém, diz que os jovens de antigamente, loucos por aprender, não se desgrudavam dos livros e os mantinham sempre embaixo do braço, fazendo com que eles ficassem sujos, ensebados.
LEIA TAMBÉM:
Uma outra história é de que essa ideia de vender, trocar livros usados veio de um livreiro pernambucano. Sebo foi o nome que ele deu ao seu estabelecimento. Teorias à parte, engana-se quem pensa que os sebos são lugares sujos, com livros velhos e empoeirados. Atualmente, há até sebos virtuais. Em alguns, há encontros culturais, recitais de poesia, apresentações musicais, teatro e muito mais.
Deixe seu comentário