one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Feijoada - prato típico da culinária brasileira

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a história e uma receita da famosa feijoada

Criado em 20/11/12 12h56 e atualizado em 20/11/12 13h27
Por Adriana Franzin Fonte:Sabores do Chef

Feijoada
Feijoada - prato típico da culinária brasileira (Carla Arena/CC)

Feijão preto, pedacinhos de carne de porco, tempero. A feijoada, um dos pratos mais importantes da culinária brasileira, tem uma origem incerta. A versão mais aceita, como a defendida pela historiadora Elda Romio em “Brasil 1500-2000: 500 anos de sabor”, é que a receita foi elaborada pelos escravos com os restos de porco que sobravam da cozinha dos senhores de engenho. Ela diz no livro: “Quanto aos escravos, suas refeições básicas juntavam a onipresente farinha de mandioca à carne, e quando podiam os escravos procuravam manter sua alimentação de origem, que não prescindia do feijão preto, trazido por eles da África, mais muita pimenta-malagueta como tempero. Dos senhores do engenho recebiam às vezes restos de carnes, mais a permissão para entrar nos pomares, servindo-se das frutas disponíveis, entre elas a laranja. Feijão preto, restos de carnes, farinha de mandioca, pimenta, laranja - não é difícil reconhecer na união desses elementos um parentesco bem próximo com a nossa feijoada contemporânea”.

 

Leia também:

Você sabe qual é a importância da cultura negra para a história do Brasil?

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Participe do #LeiaNaRede especial Dia da Consciência Negra

 

Outra linha de pensamento defende que a feijoada é uma variação de pratos europeus que se baseiam na mistura de feijão e pedaços de carne. O escritor Luís da Câmara Cascudo afirma, no livro “História da Alimentação no Brasil”, que a união de legumes, verduras e carnes vem dos tempos do Império Romano. Em Portugal, esse tipo de comida é conhecida como cozido; na Itália, a casoeula; na França, o cassoulet. Segundo ele, o costume veio para o Brasil com os portugueses e foi adaptada pelos negros com o uso do feijão preto.

De qualquer forma, o toque especial dado pelos temperos vindos da África tornaram a nossa feijoada especial e única. Vamos experimentar?

Confira aqui a receita divulgada por Belmiro Pessoa Junior no blog Sabores do Chef.

Feijoada Especial

INGREDIENTES
200 gramas de costelinha salgada ou defumada
200 gramas de carne seca em cubos
200 gramas de lombo suino salgado em cubos
600 gramas de feijão preto
10 xícaras de chá de água
2 folhas de louro em folha
sal e pimenta do reino a gosto
1 unidade de cebola pequena com 5 cravos da india espetados
1/4 xícara de chá de pinga
2 unidades de laranjas com casca e lavadas
200 gramas de lingüíça calabresa fatiada
200 gramas de paio fatiado
2 colheres de sopa de óleo
1 unidade de cebola grande em cubos
5 dentes de alho picados

PASSO-A-PASSO

1. Deixe a costelinha, a carne seca e o lombo de molho em água por 24 horas, na geladeira, trocando a água 4 vezes. Escorra e coloque em uma panela com água. Deixe levantar fervura, escorra e repita o processo para retirar o excesso de gordura,
2. Coloque as carnes em uma panela, adicione o feijão e complete com água. Leve ao fogo baixo. Adicione o louro, sal, pimenta do reino, a cebola espetada com os cravos da india, a pinga e as laranjas inteiras, com casca furadas com uma faca afiada.
3. Deixe levantar fervura e cozinhe por 50 minutos retirando a espuma que se forma na superfície com uma colher. Coloque a linguiça e o paio na metade do cozimento. Teste a macies das carnes com um garfo e retire conforme estiverem prontas.
4. Corte os pedaços de carne em 3 cm. Quando o feijão e as carnes estiverem macios volte a panela todos os pedaços. Aqueça uma frigideira com óleo e doure a cebola e o alho por 5 minutos e misture na panela.
5. Retire a cebola espetada e as laranjas. Deixe levantar fervura e sirva acompanhado de arroz branco, farofa, laranja, couve refogada e torresmo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário